Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município arcuense celebrou o Dia Mundial da Dança

Dia mundial danca 2010 1 1024 2500
05 Maio 2010

No passado dia 30 de Abril, teve lugar na Casa das Artes arcuense, a apresentação de dois projectos/performances integrados nas comemorações do Dia Mundial da Dança.

Esta Co-produção do Município/Casa da Artes de Arcos de Valdevez, Movimento Incriativo e CompanhiaDança teve como protagonistas os bailarinos Ana Dias, Filipe Caco, Isabel Costa, Pedro Carvalho e Raquel Rua, e, tal como Pedro Carvalho explicou, estas performances foram idealizadas propositadamente para o espaço da Casa das Artes (os bailarinos percorreram vários espaços da Casa durante as suas diferentes actuações) - " a criação passou por aquilo que os espaços nos diziam. O processo foi muito natural e realizado em cooperação com as bailarinas.

Primeiramente o grupo apresentou as actuações "Arcos 1", "Arcos 2" e "Arcos 3", inspiradas nos diferentes espaços da Casa das Artes e nas histórias que aí podem ser contadas/desvendadas. Para esta actuação foram utilizados espaços exteriores, salas da biblioteca e ainda a varanda da Casa da cultura concelhia.

Depois, Raquel Rua apresentou "M". Uma performance "ainda em construção" que pretendeu "explorar o universo feminino" e a consciência individual da identidade feminina bem como a forma como "ela se dá a conhecer e projecta a sua imagem, o seu self. Realizada apenas numa sala, o público apreciou os movimentos da bailarina, que jogou com a luz projectada nas paredes por um pequeno candeeiro e se apoiou num manequim feminino.

Todas as interpretações tiveram na sua concepção e direcção Pedro Carvalho e na Interpretação/Criação: Ana Dias, Filipe Caco, Isabel Costa e Pedro Carvalho.

Para os bailarinos esta foi uma noite espectacular, que deixou a vontade de cá voltar, pois a energia que se sentiu foi excelente e o facto de terem actuado muito próximo do público ajudou muito.

Município de Arcos de Valdevez
Top