Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal já distribui fruta nas Escolas

Distribuicao fruta escolas2 1 1024 2500
28 Abril 2010

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, através do seu Pelouro da Educação, iniciou hoje, dia 28 de Abril, a distribuição de fruta pelas escolas públicas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico no âmbito do "Regime da Fruta Escolar", a qual é financiada pelo IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

Esta iniciativa foi instituída pela portaria 12942/2009 de 12 de Outubro que prevê a distribuição gratuita de frutas aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, com o objectivo de vulgarizar a integração destes alimentos na dieta dos mais novos.

A distribuição da fruta nas escolas do Primeiro Ciclo é feita duas vezes por semana nos lanches da tarde e abrange 766 crianças de 4 estabelecimentos de ensino, nomeadamente, do Centro Escolar de Sabadim, do Centro Escolar de Arcos de Valdevez,do Centro Escolar de Távora e da Escola Básica de Soajo.

Nesta fase de experimentação serão distribuídas pelas crianças, maçãs, pêras e bananas, sendo o seu fornecimento da responsabilidade da empresa "Franol - Comercialização de Bananas e Ananases, Lda.

A fruta em causa tem que obedecer aos regimes públicos de qualidade certificada de produção integrada, de modo de produção biológico, de denominação de origem protegida, de indicação geográfica protegida ou de protecção integrada.

Este programa conta com o envolvimento dos agrupamentos de escolas, designadamente através da implementaçãï de medidas de acompanhamento ao programa, nomeadamente, entre várias actividades lúdicas, a realizqção de teatros, dança, fornecimento(de materiais didácticos (cadernos, livros, etc), instalação de canteiros nas escolas, vídeos e visitas a Quintas, mercados e centrais hortofrutícolas.

Município de Arcos de Valdevez
Top