Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez aprovou o Relatório, Balanço e Contas 2009

Assembleia santa casa 1 1024 2500
23 Abril 2010

No passado dia 21 de Abril, pelas 17h00, teve lugar no Centro Comunitário de S.José a Assembleia-geral Ordinária da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, cuja ordem de trabalhos contemplou a apreciação e votação do Relatório, Balanço e Contas 2009 e ainda a exposição de outros assuntos de interesse pelos Irmãos.

Relativamente às actividades das diversas valências da instituição é de destacar a conclusão das obras realizadas no Vilagerações, mais precisamente na área social e Cuidados continuados, orçadas em 4.6milhões e concluídas em Agosto; a entrada em funcionamento da Unidade de Cuidados Continuados: Longa e Média Duração, a assinatura com a ARS e Segurança Social para o largamento da resposta para 56 utentes, assim como a sua prestação de serviços no valor de 420 mil euros.

Já o Lar Vilagerações, com capacidade para 30 utentes, viu a sua entrada em funcionamento em Dezembro de 2009, encontra-se a estabelecer acordo com a Segurança Social e actualmente tem 24 utentes.

Os serviços de cozinha e lavandaria desta valência trabalharam extensivamente, servindo 750 refeições por dia e tratando 10 toneladas de roupa por mês.

Na Casa Cerqueira Gomes foram feitas obras na creche e alargado o acordo da Segurança Social para 60 crianças. Encontra-se, também, aprovada uma candidatura de 260 mil euros para obras de melhoria das instalações, recreio coberto, mobiliário e material didáctico. No jardim-de-infância o acordo de cooperação foi alargado para 50 crianças e para o Lar Juvenil foi assinado um plano para reforçar a equipa técnica, totalmente financiada pela Segurança Social.

O trabalho realizado ao nível do Hospital de S.José também merece lugar de destaque. Esta valência entrou em funcionamento em Outubro e, até ao momento, já lá foram realizados perto de 4000 exames.

Neste Hospital os utentes têm ao dispor exames complementares de diagnóstico como Imagiologia (TAC, RX, mamografia, ecografia e ortopantomografia) e cardiologia (electrocardiograma e ecocardiograma). São ainda dadas consultas da especialidade, nomeadamente, de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, estomatologia e medicina dentária, bem como clínica geral.

No âmbito desta unidade, em 2009, a Santa Casa viu ainda ser aprovado o projecto para a Clínica de Medicina Física e Reabilitação; aprovado o projecto para o bloco de cirurgia de ambulatório e ainda assinado o contrato de arrendamento com a NMC/Fresius para a clínica de hemodiálise.

A Formação é outra área que a Instituição abrange, tendo concluído 2 cursos de formação e apresentado candidaturas para mais 4.

Por último, das actividades referentes ao Património é de destacar a assinatura com a Câmara Municipal do contrato de compra e venda do terreno para a EB1 da Sede do concelho; a aprovação e execução das obras de urbanização do Loteamento da Quinta do Paraíso; a realização das "I Jornadas de Estudos da Misericórdia", assim como o lançamento das obras "Documentação da Capela da Senhora Humildade" e "Guia de Recursos de Arcos de Valdevez".

A digitalização do seu património, assim como a organização e estudo do seu arquivo, são outras acções de realce realizadas pela SCMAV.

Todas estas actividades contemplaram um investimento total de cerca de 3 milhões de euros.

Município de Arcos de Valdevez
Top