Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Quintos Leitores” – Concurso Concelhio de leitura decorreu hoje na Casa das Artes

Vencedores quintos leitores 1 1024 2500
22 Abril 2010

Teve lugar hoje, dia 22 de Abril, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez a 1ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, "Quintos Leitores". Uma iniciativa incluída na programação da Semana da Leitura e organizada pela Câmara Municipal e respectivos departamentos de língua portuguesa das escolas, destinada a todos alunos do 5º ano.

Para a realização do concurso, primeiramente, todos os alunos fizeram, nos seus estabelecimentos de ensino, provas de leitura que permitiram seleccionar 4 elementos por turma, o que resultou num total de participações de 10 turmas e 40 alunos.

Hoje, todos os concorrentes seleccionados tiveram de realizar três provas elaboradas pelos elementos do júri, nomeadamente, Catarina Viana (Bibliotecária da Biblioteca Tomaz de Figueiredo), José Francisco Alpoim (professor do Agrupamento de Valdevez) e Dalila Dias (professora na EB de Távora). Estas foram baseadas na obra "O elefante não entra na jogada", da autoria de António Torrado, e avaliaram o conhecimento, a leitura expressiva em voz alta e ainda a expressão oral e criatividade.

Saíram vencedores os alunos Carlos Eduardo Lima da EB de Távora (classificado em 1º lugar), Marco Rodrigues (classificado em 2º lugar) e Nelson Fernandes (classificado em 3ºlugar), ambos do Centro Escolar de Sabadim, que levaram para casa livros oferecidos pelas Livrarias que se encontram a participar na Semana da Leitura - Livraria A4, Arco Íris, Bertrand e Inovação à Leitura.

Na organização desta iniciativa é de destacar a colaboração da turma do curso de Organização de Eventos, coordenada pela professora Ana Marinho da Epralima - Escola Profissional do Alto Lima, cuja ajuda foi essencial no decorrer do concurso, bem como do patrocínio da marca Agros.

Devido ao sucesso do concurso no meio escolar, espera-se que para o ano seja realizada uma nova edição.

Município de Arcos de Valdevez
Top