Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal assinou protocolo no âmbito do Plano Nacional de Leitura

Assinatura protocolo pnl 1 1024 2500
20 Abril 2010

A Semana da Leitura em Arcos de Valdevez teve início ontem, dia 19 de Abril, e, prolonga-se até ao próximo dia 24. Integrando um vasto programa lúdico e educativo, entre as suas actividades diárias estava agendada a assinatura do Protocolo Plano Nacional de Leitura. Um acordo firmado ontem numa cerimónia realizada na Casa das Artes concelhia, entre a Câmara Municipal, representada pelo vice-presidente, Hélder Barros, e o Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral.

O Plano Nacional de Leitura foi lançado pelo Governo com o objectivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses, através da leitura, assumida como factor de desenvolvimento individual e de progresso colectivo. Desta feita, devido à importância do envolvimento das autarquias neste campo, têm vindo a ser assinados protocolos que visam estabelecer e determinar as modalidades de cooperação entre as partes, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo atribuído à Câmara Municipal o estatuto de Parceiro do PNL para que contribua na sua divulgação e assegure a sua participação na execução do mesmo.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Hélder Barros, a realização deste acordo é extremamente importante, pois irá facilitar o acesso aos livros. Estes "circularão de Biblioteca em Biblioteca, fazendo com que as crianças tenham mais vontade ler". Adiantou ainda que é muito importante incutir hábitos de leitura nas crianças, por isso deverão ser "feitas muitas actividades em conjunto com as Escolas de forma a existir uma maior promoção da mesma".

Fernando Pinto do Amaral destacou de igual forma a circulação dos livros de Biblioteca em Biblioteca, dizendo que é deveras importante fazer com que estes sejam móveis, tornando as Bibliotecas em espaços vivos e dinâmicos - "o livro tem de circular, senão é um livro morto. Ele tem de fazer parte de um acervo móvel".

Em suma, com a assinatura deste protocolo, a Câmara Municipal compromete-se, entre outras tarefas, a contribuir para os objectivos do PNL, concedendo apoio técnico aos programas do Plano, através dos competentes serviços de Educação e Cultura e das Bibliotecas Públicas, enquanto agentes privilegiados na promoção da leitura; contribuir para a promoção da leitura na sala de aula e em outras actividades das escolas, financiando a realização de actividades de promoção da leitura nas escolas e respectivas bibliotecas escolares que servem o agrupamento, os jardins-de-infância e as escolas do ensino básico, tais como a Semana da Leitura e/ou actividades programadas ao longo do ano lectivo; promover e financiar a realização de eventos destinados à promoção da leitura, e/ou disponibilizar apoios logísticos e equipamentos para o mesmo fim; apoiar o desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares, bem como facultar elementos acerca dos projectos e iniciativas de promoção da leitura, realizados a nível autárquico, para possibilitar a respectiva divulgação no sítio do PNL.

Município de Arcos de Valdevez
Top