Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

CENFIM inaugura exposição de fotografia na Casa das Artes de Arcos de Valdevez

P4160905 1 1024 2500
P4160911 1 1024 2500
P4160907 1 1024 2500
19 Abril 2010

Na passada sexta-feira, dia 16 de Abril, teve lugar na Casa das Artes concelhia a inauguração de uma exposição de fotografia da autoria dos alunos do CENFIM de Arcos de Valdevez. Uma iniciativa que segundo Olga Costa, directora do Centro arcuense, resultou do desafio proposto aos alunos de ver como é que eles encaravam o metal em Arcos de Valdevez. "Os professores queriam ver se o grupo tinha a sensibilidade requerida e daí surgiram estas fotografias. Um excelente trabalho que, inicialmente, era para ter sido divulgado apenas no CENFIM mas que, como mais tarde houve a oportunidade de o fazer na Casa das Artes, tivemos a ideia de juntar as empresas e os parceiros para verem o nosso trabalho".

Para Olga Costa, com esta exposição, "mais do que promover a instituição pretende-se a promoção do metal e do sector, assim como das gentes ligadas à indústria"

Hélder Barros, vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, marcou presença na iniciativa e fez questão de enaltecer a ideia da realização da mostra fotográfica - "denotou uma grande imaginação por parte do CENFIM na forma como trata os jovens" - e de todo o trabalho realizado até hoje pela instituição - "não foi de ânimo leve que o município investiu mais de 5 milhões de euros no Centro de Exposições, pois desde o início que o CENFIM se mostrou aberto a ser nosso parceiro".

Na sua intervenção não deixou de fazer referência às empresas que têm colaborado com o CENFIM pois, segundo o mesmo, este trabalho só faz sentido com as suas colaborações, e de apelar por isso, a que sejam dadas oportunidades a todos os jovens alunos do Centro.

O CENFIM já existe em Portugal há 25 anos e conta com 13 centros espalhados pelo país.

Em Arcos de Valdevez está sedeado há 6, tendo iniciado a sua actividade em instalações próprias em Setembro de 2005, no Centro de Formação e Exposições de Arcos de Valdevez. O início da actividade desta Unidade Orgânica do CENFIM deveu-se à necessidade urgente de responder à crescente necessidade de Formação das Empresas do Sector Metalúrgico e Electromecânico da Região do Alto Minho.

Desde 2005, o CENFIM de Arcos de Valdevez, tem vindo a desenvolver a sua actividade de forma intensa e com grande visibilidade, quer no número de Acções de formação que faz nas suas Instalações, quer no número de Acções de formação feitas nas próprias empresas do Sector. O CENFIM - Arcos de Valdevez disponibiliza desta forma, todo um leque de ofertas às Empresas do Alto Minho e População em geral, de Sistemas de Formação de Aprendizagem, Qualificação Inicial, Educação e Formação de Adultos, Aperfeiçoamento, Actualização e Reciclagem de todo construtivos e necessários para uma resposta cada vez mais exigente, quer ao nível da Qualificação dos Recursos Técnicos das Empresas, quer ao nível da Qualificação Académica dos Recursos Humanos das Organizações em geral.

A organização, desenvolvimento e autoria das lembranças distribuídas pelos presentes aquando da inauguração da exposição de fotografia foi dos alunos.

Município de Arcos de Valdevez
Top