Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal/ARDAL editou a Carta Municipal de Animação em Montanha do concelho de Arcos de Valdevez

Frente3 1 1024 2500
Carta municipal traz 1 1024 2500
15 Abril 2010

Porque, hoje em dia, pensar o território implica pensar em novas actividades e em novos usos que, retirando partido das condições naturais e das infra-estruturas existentes, possam criar condições para a promoção de actividades económicas e emprego, contribuindo para a fixação das populações locais, revitalizando socialmente a montanha, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez/ARDAL editou a Carta Municipal de Animação em Montanha do concelho.

Este documento resume um conjunto de equipamentos desportivos e reúne de forma adequada e controlada o desenvolvimento de actividades em natureza. É um instrumento para a preservação e conservação dos espaços naturais protegidos, onde é possível a prática de Pedestrianismo, BTT, Cicloturismo, Todo-o-Terreno, Canoagem, Canyoning, Escalada, Orientação e eco-rodovias.

Para a elaboração da mesma foi tido em conta que o concelho de Arcos de Valdevez, se situa no extremo setentrional do Alto Minho, ao longo da fronteira Orensana da Galiza, com uma superfície aproximada de 450 km2, e é um território marcadamente montanhoso, integrando uma parte considerável do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Desta feita, a partir de agora, com a publicação desta Carta Municipal de Animação em Montanha do concelho, os turistas e amantes da natureza têm ao dispor um conjunto de actividades como percursos pedestres, escalada, percursos BTT, percursos de cicloturismo, percursos todo o terreno, percursos de canoagem, ecovias/eco-rodovias e ainda campos de Treino de orientação.

A par da elaboração deste documento, município/ARDAL ainda publicaram 6 brochuras com informação relativa a percursos de canoagem, percursos de cicloturismo, eco-rodovias, percursos de BTT, outra referente à Zona de Escalada da Meadinha, outra dedicada à Travessia das Serras da Peneda e Soajo (percurso integrante da Rede de Percursos da Carta Municipal de Animação em Montanha de Arcos de Valdevez) e uma última dedicada ao percurso de Grande Rota "Travessia das Serras".

De salientar que toda esta informação poderá ser encontrada na Porta do Mezio, mais propriamente, no posto de informação onde se encontra a laborar a ARDAL.

Município de Arcos de Valdevez
Top