Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Limpar Portugal” em Arcos de Valdevez

P3200364 1 1024 2500
P3200392 1 1024 2500
P3200368 1 1024 2500
23 Março 2010

No passado sábado, dia 20 de Março, o País mobilizou-se para "Limpar Portugal". Foram várias as localidades que se uniram por esta causa e em Arcos de Valdevez não foi diferente.

Apesar do mau tempo que se fez sentir na região, várias dezenas de pessoas compareceram no local e hora combinadas - Porta do Mezio, pelas 10h00 -. No entanto, face ao mau tempo que se fez abater, com fortes chuvadas, houve muitas desistências. Sendo este um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos nossos espaços verdes, os coordenadores arcuenses, depois de ouvidos todos os participantes, acharam por bem adiar a iniciativa e marcar uma nova data.

Houve porém um pequeno grupo de cinco elementos que não desistiram e ainda recolheram um registo considerável de lixo capaz de encher dois contentores.

Mesmo não se tendo realizado a limpeza conforme o que havia sido planeado, a ida ao Mezio não foi em vão. O grupo pôde visitar o empreendimento da Porta do Mezio, assistir a um filme sobre a região e ainda visitar o edifício do núcleo museológico que, apesar de ainda não se encontrar oficialmente aberto ao público, já se encontra com a exposição patente.

Os voluntários puderam ver a mostra de material encontrado na área arqueológica do Mezio/Gião e ainda o exemplar tridimensional das gravuras rupestres lá existentes - o Gião é um dos complexos de arte rupestre pré-histórica mais importantes do Noroeste da Península Ibérica, composto por cerca de cem rochas gravadas com diversos motivos de cariz simbólico e geométrico.

Em Arcos de Valdevez a população irá fazer o dia "L" no próximo dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente), esperando que as condições meteorológicas sejam mais favoráveis e permitam que muitas das crianças e adultos que desejavam participar na iniciativa no passado dia 20, o possam fazer nesta nova data.

Tal como estava previsto para o dia 20 de Março, a população poderá contar com o apoio do município na disponibilização de material de limpeza como luvas, ancinhos, sacos de recolha do lixo e transporte para os resíduos.

Para mais informações, todos os interessados deverão aceder ao site http://www.limparportugal.org.

Município de Arcos de Valdevez
Top