Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Internet Segura - Artigo Mensal CIAB

Logo ciab 1 1024 2500
10 Março 2010

Comemorou-se no passado dia 10 de Fevereiro o dia da Internet Segura. Este dia da Internet segura realiza-se desde 2007, no âmbito da rede de projectos INSAFE, com o apoio do programa Safer Internet Plus da Comissão Europeia. (Para mais informação sobre este tema pode aceder ao seguinte endereço electrónico: http://ec.europa.eu/news/science100209 1 pt.htm ).

Se calhar faz todo o sentido esta comemoração.

De facto, aos poucos, todos nos temos vindo a tornar dependentes da Inetrnet.

Seja para efectuar a compra de um bem ou serviço, ou para efectuar uma simples transferência bancária, ou para saber o resultado em tempo real de um encontro de ténis que está a decorrer na Austrália, ou ainda para aceder a informação especializada sobre determinada matéria, ou simplesmente para conhecer o estado do tempo nos próximos dias, a Internet tornou-se no veículo ideal.

Ela comporta porém inúmeros perigos para todos, Ainda um destes dias um programa de televisão alertava para o problema da dependência de muitas pessoas (o número era assustador) de jogos de poker on line.

Para as crianças e jovens a Internet tornou-se mesmo (infelizmente, acrescento) o pátio diário de ocupação de tempos livres, com o que isso implica em termos de perda de relacionamento humano. O facto de passarem horas a fio "grudadas" ao monitor de um computador provoca um aumento da, se calhar já grande, solidão. Para não falar nos problemas de saúde física e mental que a utilização excessiva da Internet pode causar.

Não menos grave serão os locais e conteúdos a que as crianças e jovens podem aceder com todas as implicações que tal acesso implica. A não ser que se consiga impedir o acesso físico a um computador ligado à Internet, é praticamente impossível impedir o acesso à Internet. Contudo, os pais e encarregados de educação devem ter alguma preocupação com o tipo de utilização que os seus filhos/educandos fazem da Internet. Deixamos apenas três conselhos ou sugestões que podem ajudar a diminuir as vossas preocupações nesta matéria:

1. Ferramentas de monitorização - fazem um registo das páginas visitadas e do tempo de permanência em cada uma delas. Mas não limitam o acesso a páginas de conteúdo não apropriado.

2. Filtros de conteúdos - bloqueiam o acesso a páginas ou endereços com base no seu conteúdo ou descrição. Também permitem bloquear o acesso a serviços Internet como chats e redes sociais. Permitem também limitar o tempo de ligação à Internet.

3. Firewall - é uma aplicação de segurança que permite a filtragem de tráfego entre a rede interna (o computador ou um conjunto de computadores) e a rede externa (Internet).

Alguns sistemas operativos - os mais recentes - já incluem as ferramentas acima indicadas sem ser necessário recorrer à compra de software adicional.

_____________________________________________________________________

Em caso de dúvida, não hesite em contactar os serviços de informação do CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Consumo (Tribunal Arbitral).

Morada: Rua D. Afonso Henriques, nº 1 - 4700-030 Braga

Telefone: 253617604 Fax: 253617605

E-mail: geral@ciab.pt

Artigo mensal da responsabilidade do director-executivo do CIAB, Dr. Fernando Viana, Março de 2010.

Município de Arcos de Valdevez
Top