Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Feira Mostra “Terras do Vez – sabores e Tradições'' e Fim-de-semana Gastronómico com êxito inegável

Feira mostra domingo3 1 1024 2500
09 Março 2010

Nos passados dias 5, 6 e 7 de Março Arcos de Valdevez foi localidade de eleição para centenas de forasteiros que se deslocaram até à Vila para conviver na Feira Mostra "Terras do Vez - Sabores e Tradições" e degustar a gastronomia arcuense no Fim-de-semana Gastronómico.

Organizada pela CMAV/ARDAL, a Feira Mostra todos anos é desenvolvida na sequência de um rigoroso trabalho de promoção e valorização de um cabaz de produtos oriundos de Arcos de Valdevez, que teve a sua face mais visível na criação da marca territorial "Terras do Vez - Sabores e Tradições", da qual constam os três mais mediáticos produtos arcuenses (a Broa de Milho de Arcos de Valdevez, a Laranja de Ermelo, e o Feijão Tarreste das Serras da Peneda e Soajo), incluídos no catálogo da Slow Food Foundation.

Tendo contado com um variado leque de actividades, as centenas de visitantes divertiram-se com espectáculos musicais, dos quais se destaca a presença de Quim Barreiros, actuações de ranchos folclóricos, grupos de Bombos, bem como uma mostra de actividades tradicionais com um "Desfile de carros de Bois", no campo do Trasladário.

Esta mostra, realizada este ano pela primeira vez, foi um verdadeiro sucesso, tendo agradado a todos os que se deslocaram para a ver.

Considerada como um dos pontos altos da animação do fim-de-semana, contou com a participação de cerca de 60 pessoas e 8 carros puxados por juntas de vacas cachenas e barrosãs que transportaram mato, feno, palha, lenha, assim como utensílios e produtos agrícolas.

Integrou, ainda, duas charretes puxadas por garranos, dois rebanhos - um de cabras e outro de ovelhas - cavaleiros montados em exemplares de raça garrana e figurantes trajados a rigor, usando todo o tipo de utensílios agrícolas, como foucinhas ou enxadas.

A maior aposta nas tasquinhas teve um feedeback notável, tendo o Centro de Exposições arcuense sido alvo de uma maior permanência por parte dos visitantes.

Também o fim-de-semana gastronómico se revelou um verdadeiro sucesso.

Os restaurantes aderentes empenharam-se e conseguiram atrair até às suas mesas muitos visitantes desejosos de provar a carne da cachena com feijão tarreste, acompanhada pelos produtos slow food - charutos de ovos com laranja de Ermelo e broa de milho.

De destacar são também as tocatas feitas pelos Ranchos Folclóricos do concelho pelos restaurantes, que animando as refeições de todos os presentes.

Tanto expositores da Feira Mostra como os restaurantes aderentes ao Fim-de-semana Gastronómico surtiram elogios às iniciativas e ao apoio e organização da CMAV/ARDAL, por isso foi com agrado que o presidente da autarquia, Francisco Araújo, referiu que são iniciativas para continuar a desenvolver e iniciativas que orgulham o concelho.

Município de Arcos de Valdevez
Top