Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Mais de 700 mil euros para transportes escolares

Mais de 700 mil euros para transportes escolares
transportes_escolares
20 Outubro 2009

A Câmara Arcuense investe anualmente mais de 700 mil euros em "transportes escolares", percorrendo diariamente os 74 veículos ligeiros e pesados, 1355 quilómetros, para ir buscar "à porta de casa" 1686 alunos, residentes nas 51 freguesias deste vasto concelho com uma área de 450 km2.

Se há alunos que residem "paredes-meias" com a escola, outros porém, a grande maioria reside mais longe, a distâncias que chegam mesmo aos 40 km, sendo naturalmente necessário recorrer ao "transporte escolar".

Consciente de que um bom transporte pode e deve contribuir para o sucesso escolar dos alunos, aprovou mais uma vez a Câmara, em devido tempo, o "Plano de Transporte Escolar", que colocou em execução no início do presente ano lectivo.

O Plano elaborado pelos Serviços de Educação sob orientação do respectivo Pelouro, é aprovado pela Câmara Municipal, depois de ouvido o "Conselho Municipal de Educação", no qual participam: Representantes do Executivo, Professores, Pais, Agentes das áreas da Saúde e Segurança, entre outras entidades.

São transportados diariamente 1686 alunos, para os vários Centros Escolares, sendo 140 para o novíssimo Centro Escolar da Sede, 340 para a Escola EB1/JI de Távora (Santa Maria), 909 para a EB3-3 e Secundária de Arcos de Valdevez, 293 para a EB1/JI de Sabadim, e 4 alunos para a Escola EB1 da Eira do Penedo em Soajo.

Mobilizando-se diariamente importantes meios rodoviários para fazer face às reais necessidades dos alunos, sendo colocados ao seu serviço 74 circuitos, dos quais, 59 são "especiais" e 15 em regime de "carreira pública".

Para o transporte nas "carreira públicas" são requisitados passes mensais, que proporcionam aos alunos direitos e regalias totalmente idênticas às de qualquer utente, com o benefício acrescentado de possibilitar a manutenção de "carreiras públicas" em trajectos que servem as populações, graças à existência dos transportes escolares.

Por sua vez, nos "circuitos especiais" de ligeiros e pesados, os alunos são transportados em exclusividade, recorrendo a Câmara na sua esmagadora maioria a adjudicações, sendo executados por empresas que labutam no concelho, e a protocolos celebrados com Juntas de Freguesia e Associações, contribuindo assim o Município para o seu desenvolvimento, a troco do precioso serviço que prestam nesta importante área de apoio à educação.

Município de Arcos de Valdevez
Top