Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Ministra da Educação visita Arcos de Valdevez

11 Setembro 2009

A Ministra da Educação visitou o Centro Escolar da Sede do Concelho de Arcos de Valdevez, destinado a receber alunos do 1.º Ciclo e Jardim de Infância.

Pouco passava das 17 horas, do dia 19 de Agosto (Quarta-feira), quando a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, iniciou a visita às obras de construção do Centro Escolar de Arcos de Valdevez, acompanhada pelo Presidente da Câmara Arcuense, Francisco Rodrigues de Araújo; Directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira; Presidentes de Junta das áreas envolvidas, entre outras entidades oriundas de áreas da Educação e Saúde.

O Edifício agora visitado situa-se na área urbana em expansão, localizada na entrada norte da vila de Arcos de Valdevez, muito próximo das Escolas Básica 23/Secundária, e de importantes equipamentos de apoio - Parque de Desportos, Pavilhão Desportivo Municipal e Central de Camionagem.

O Projecto em construção, adjudicado em devido tempo por mais de 2 milhões e seiscentos mil euros, é uma obra grandiosa, com uma arquitectura agradável e funcional composta por 5 volumes, com uma área de implantação de cerca de 1.925m2, na qual se vão distribuir as salas de aula e todas as zonas de apoio complementar, e um total de superfície útil de pavimento de cerca de 3.578.80m2.

As instalações destinadas ao Jardim de Infância vão ocupar cerca de 154.90m2, comportando duas salas de actividades, dois vestiários e instalações sanitárias para as crianças.

Os "espaços dedicados ao ensino e ao apoio" ocuparão cerca de 1807m2, sendo compostos por vinte e duas salas de aula, biblioteca, sala polivalente/refeitório, gabinetes de trabalho de professores/educadores, gabinete de atendimento e gabinete de direcção.

Os "espaços sociais" ocuparão uma área de cerca de 1.195m2, nos quais se incluem salas de professores, átrios e recreio cobertos.

Por fim, a área dedicada aos "espaços de apoio geral" será de cerca de 420m2. Projectando-se nela a cozinha, vestiários e sanitários do pessoal não docente e sala de convívio, vestiário de alunos, instalações sanitárias de alunos, de adultos e deficientes, arrecadações e espaços para arrumos.

No final da visita, Francisco Araújo declarou, a dado passo da sua curta intervenção, que "em conformidade com o que estava oportunamente definido, vamos concluir a tempo e horas o último Centro Escolar em Arcos de Valdevez.

Foi uma aposta feita com o envolvimento da Direcção Regional de Educação, que teve inicialmente alguns entraves, sendo necessário fazer alguma pedagogia, na qual se envolveram o Agrupamento Escolar e Responsáveis Municipais, junto das gentes das freguesias e Associações de Pais, sensibilizando para a importância positiva que representava a concentração, a qual vai proporcionar melhor qualidade ao nível de infra-estruturas, turmas completas para cada ano, actividades extra curriculares, e professores motivados com este tipo de intervenção".

Por sua vez a Ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, referiu que "a visita a esta obra é também uma visita de apoio ao trabalho que tem sido feito pela Autarquia de Arcos de Valdevez e pelo Agrupamento de Escolas na valorização do 1.º Ciclo, pois essa foi uma prioridade definida, que já veio tarde em relação à urgência que o país tinha de valorizar este grau de Ensino.

O Mais importante, é poder verificar no local o resultado do esforço feito, apoiar esse esforço, e afirmar o quanto nos agrada também podermos ver obras tão bonitas, tão bem feitas, concretizadas, e como isso dá esperança ao país, e certamente a Arcos de Valdevez".

Município de Arcos de Valdevez
Top