Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festas da Nossa Senhora da Lapa e Feiras Francas de Arcos de Valdevez

11 Agosto 2009

As "Festas de Nossa Senhora da Lapa e Feiras Francas de Arcos de Valdevez, encerraram no passado domingo, dia 9 de Agosto, com brilhantismo, ao fim de cinco "alucinantes" dias de muita animação, enriquecidos por um amplo e variado programa.

A noite de Sexta-feira foi inteiramente dedicada à juventude, ao som muito próprio dos grupos: "Da Weasel" que se apresentou para um numeroso público, em palco gigante, instalado em local aprazível na nova urbanização junto às convidativas margens do Vez.

Para quem procurou outro tipo de música, com vontade de dar ao "pé", subiu ao palco na "Eira das Tasquinhas", o "Curtisom", grupo da terra com muitos anos de "estrada".

Na Ínsua do Vez, actuaram "Dealema e Sol Mate Dj's - Dj Miss Bri & Dj Filaz", até ao romper do dia.

E o dia de Sábado rompeu ao ribombar dos vários grupos bombos, que percorreram as artérias da vila, tendo como momento alto, a concentração efectuada no Largo da Lapa, onde mais uma vez actuaram em conjunto, proporcionando sons e ritmos "viris" e impressionantes.

A "Festa das Comunidades" realizou-se no decorrer da tarde, com a participação de vários grupos folclóricos, oriundos de várias comunidades de Arcuenses, tendo sido saudados no início da festa, pelo Presidente da Câmara, Francisco Araújo, que aproveitou a oportunidade para expressar uma mensagem de alegria, pela oportunidade de encontro que o evento proporciona, e de desejos de um bom futuro aos Arcuenses espalhados pelo mundo.

A Noite de Sábado foi preenchida com actuações de Orquestras, Rusgas Populares e Dj. Phama, Jarojupe, Os Yeah e Go!Bots na Ínsua do Vez, sendo concluída com uma espectacular "Sessão de Fogo de Artifício", que encheu de encanto os "céus" de Arcos de Valdevez e os olhos dos arcuenses e forasteiros.

A Imagem de N.ª Sr.ª da Lapa saiu da Sua Igreja, situada no "coração" urbano, e o povo em "massa" acompanhou-a pelas ruas da vila, numa procissão de fé, banhada pela emoção de a ver sair em dia de festa, passadas muitas décadas de interregno.

Na Procissão organizada pelos Padres José Aventino e Nelson Barros, Párocos das Freguesias da sede do concelho, participaram, entre outras entidades, a Câmara Municipal, presidida por Francisco Araújo, que também representou a Santa Casa da Misericórdia na qualidade de Provedor, as Confrarias de Procissão da Nossa Senhora da Lapatodas as 51 freguesias do concelho, Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários e sua Fanfarra, Agrupamento 214 do Corpo Nacional de Escutas, Banda de Música da Sociedade Musical Arcuense e Banda Musical de Gueifães da Maia, GNR a cavalo, e muitos figurantes representativos de figuras gratas da Igreja e quadros bíblicos.

A noite de Domingo foi preenchida com a tradicional "Serenata no Rio Vez" com barcos alegóricos, este ano tendo como tema de fundo a "Vida de Cristo".

Um espectáculo cheio de beleza, único em todo o país, pois trata-se de realizar um desfile com os vários quadros expostos sobre plataformas flutuantes, movidas por barcos a remos, nas bucólicas e transparentes águas do vez.

As festas encerraram com a última sessão de "Fogo de Artifício" ao início da madrugada, já a Segunda-feira marcava presença, ficando para traz cinco dias de folia intensa em Arcos de Valdevez.

Município de Arcos de Valdevez
Top