Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo superou todas as expectativas

Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo superou todas as expectativas
P7315356
P7315380
P7315361
P7315405
P7315459
P7315464
P8025473
P7315452
entrega_certificados
04 Agosto 2009

No passado fim-de-semana, dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, a Vila de Soajo "abriu as suas portas" para receber a 10ª edição da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo.

Organizada pelo município arcuense, ARDAL - Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima e Junta de Freguesia da localidade, esta foi considerada pelos expositores e seus visitantes como uma das melhores edições de sempre, tendo contribuído para uma boa parte deste sucesso a alteração da data da sua realização.

O facto da organização, em conjunto com os produtores e restantes tasquinhas, ter acordado realizar o certame no fim de Julho e inícios de Agosto, ao invés do habitual mês de Junho, fez com que a afluência de visitantes duplicasse, o que contribui também para o aumento significativo das receitas realizadas ao longo dos três dias.

Viveram-se dias de grande festa em Soajo, com o largo do Eiró completamente cheio. As pessoas conviveram, dançaram, degustaram os produtos da região e fizeram jus ao principal objectivo desta feira que, além de pretender promover os produtos, as artes e ofícios tradicionais, também tem como finalidade divulgar o folclore, os usos e costumes tradicionais e as manifestações espontâneas da cultura popular. Um investimento de muito dinheiro, trabalho e convicção feito pelo município ao longo de 10 anos que Francisco Araújo, presidente da autarquia, admite ser bem empregue por acreditar que "é através destas iniciativas que se deve promover o território".

A questão do Turismo é, para o autarca, um elemento essencial na expansão do concelho, por isso, aquando da sessão de abertura oficial do certame destacou o facto do município, além deste tipo de iniciativas, ter apostado na realização de um protocolo com a estação televisiva TVI para a gravação da telenovela "Deixa que te Leve" em terras arcuenses - "Um esforço na divulgação e promoção do concelho e uma aposta que se está a revelar muito proveitosa devido ao nível de audiências e ao aumento de turistas na região". Benefícios que no seu entender devem servir para "diversificarmos cada vez mais a oferta e apostarmos na qualidade ao nível do espaço público e do alojamento, fazendo com que a região seja um espaço territorial com qualidade". Já que a classificação dos produtos da região aliada à Entrega dos cabazes das Rusgas Populares classificação do território é, no seu entender, fulcral para o seu desenvolvimento e para a sua consequente atractividade.

O sucesso desta 10ª edição da FAOT veio de encontro às palavras do autarca arcuense, pois provou que os investimentos realizados pela autarquia na promoção da sua região dão os seus frutos, e, ver os expositores com caras de satisfação ao fim de três dias de certame foi um grande prazer para a organização, que já prometeu realizar a sua 11ª edição pela mesma altura.

Do cartaz fizeram parte uma exposição permanente de produtos locais de artesanato, tendo existido uma grande aposta no aumento do número de tasquinhas (16) que tiveram à disposição dos visitantes um sem número de petiscos e iguarias de sabores excepcionais, sempre acompanhadas pelo vinho verde da região.

Já no campo da animação a música tradicional continuou a ser a aposta principal. Houve rusgas; ranchos folclóricos; grupos de bombos; concertinas; música popular e folk.

Os amantes da Natureza e dos desportos ao ar livre, tal como os mais novos também não foram esquecidos, tendo tido ao dispor actividades de pedestrianismo e um espaço de actividades com animação variada no campo da feira.

Além de todas as actividades, do programa também fez parte a realização do fim-de-semana gastronómico com o envolvimento dos restaurantes locais: Espigueiro, Saber ao Borralho e Videira que, este ano, além do Anho da Serra do Soajo, o Cabrito da Serra do Soajo e a Posta Barrosã destacou, em particular, a Carne da Cachena, certificada como DOP "Carne Cachena Peneda".

Da ementa constaram ainda as sobremesas Bolo de Mel (soajeiro) e os Charutos de Ovos com a Laranja de Ermelo.

Tendo superado todas as expectativas, a fasquia das edições FAOT está agora mais elevada, por isso é com alguma "ansiedade" que se aguarda a realização da do próximo ano, esperando que seja tão boa ou melhor que a do corrente ano.

Município de Arcos de Valdevez
Top