Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

XIX Feira do Livro de Arcos de Valdevez com balanço bastante positivo

XIX Feira do Livro de Arcos de Valdevez com balanço bastante positivo
P7265266
P7265267
P7265270
P7265293
P7265281
29 Julho 2009

No passado domingo, dia 26 de Julho, chegou ao fim a XIX edição da Feira do Livro de Arcos de Valdevez, um certame que, ao longo de cinco dias, contou com a afluência de inúmeros visitantes e bastante animação.

Tal como no ano passado, a Feira foi instalada numa superfície coberta única, em vez das típicas barraquinhas, por se tornar muito mais fácil para as pessoas acercarem-se dos livros que desta forma se encontram mais "à mão". No entanto, em relação ao ano transacto houve um aumento da área de exposição em 5 m, permitindo a vinda de mais dois expositores ao certame (Clube de Vídeo Z e Livraria Bertrand) e o alargamento das áreas de exposição de todas as livrarias presentes. 

Realizada mais uma vez no Campo do Trasladário, uma mais-valia, já que lhe confere uma visibilidade muito maior, o evento proporcionou a todos os arcuenses e visitantes momentos de descontracção, cultura e musicalidade.

Do vasto programa são de destacar as apresentações das obras de autores da terra como "O Mosteiro e a Igreja de Ermelo - Património Cisterciense esquecido no Tempo" de António Braz; "Palavras de Avó" de Maria Albertina Fernandes e "Vasco das Forças" de Maria João Saraiva de Menezes - edições publicadas com total apoio do município arcuense.

Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, fez questão de marcar presença nestes actos públicos porque a Cultura é para si "um pilar de toda a infraestrutura do desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades", existindo frequentemente por parte do município a "disponibilidade para acarinhar projectos nos quais a autarquia é tida como parte integrante de uma parceria, bem como muito interesse em apoiar todos aqueles que produzem". 

Já no campo do entretenimento, a edição deste ano ficou marcada pela presença das bandas "4:15" e "SNR", ambos projectos recentes e de origem arcuense que se têm destacado no mundo da música, e dos "Pólen", um grupo que surgiu há 5 anos em Gaia, fruto de uma lei emocional e não de mercado. Aliando uma sonoridade tradicional ao pop e jazz, o projecto tem como voz Hélder Reis, apresentador do programa da RTP1 "Praça da Alegria".

Tal como nas edições anteriores do certame realizou-se o concurso em colaboração com a Rádio Valdevez do qual saíram vencedores Catarina Carneiro, da Freguesia de Távora; Emília Leal, de Rio Cabrão; Ângela Fornelos, de Giela; Belmira Cerqueira, de Giela e Virgínia Fernandes de Paredes de Coura. Todas as contempladas receberam cheques livro oferecidos pelas livrarias presentes, nomeadamente, Arco-Íris, Académica, Inovação à Leitura, Bertrand e Moderna.

Em suma a XIX Feira do Livro de Arcos de Valdevez revelou-se um sucesso tanto pelas actividades realizadas, que atraíram até ao Campo do Trasladário inúmeros visitantes, como pelo aumento das vendas indirectas em 8%.

Município de Arcos de Valdevez
Top