Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo esteve na freguesia de S.Jorge

Francisco Araújo esteve na freguesia de S.Jorge
P2238949
P2238947
P2238940
P2238928
P2238937
12 Março 2009

Tal como tem sido já habitual acontecer, no passado dia 23 de Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, visitou mais uma freguesia do seu concelho.

O autarca esteve em S.Jorge e, acompanhado do seu presidente da junta, andou pela localidade a ver o progresso de que esta tem vindo a ser alvo.

Em primeiro lugar foram ver a Infra-estrutura de Captação, à Senra Elevação e Reserva do Sub-sistema de Abastecimento de Água de S.Jorge. Uma infra-estrutura da responsabilidade das Águas do Minho e Lima, S.A que assegurará o abastecimento de água potável a quase todo o vale do rio Lima e, ainda, à faixa costeira que se estende de Viana do Castelo a Caminha e a Vila Nova de Cerveira, estas já na bacia do rio Minho.

Esta infra-estrutura está dimensionada para elevar um caudal ETA S.Jorgemáximo de 750 l/s a uma altura manométrica máxima de 174,5 m, daí resultando uma potência instalada de, aproximadamente, 1806 KW.

De seguida passaram pela Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada nesta freguesia, a qual também é da responsabilidade das Águas do Minho e Lima, S.A e se interliga com o funcionamento da Estação Elevatória, já referida. Orçada em 6 milhões de euros, esta é uma estrutura que tem como principal objectivo proporcionar maior capacidade e segurança na produção e adução de água para consumo humano.

Esta ETA possui capacidade para tratar um caudal de 500 litros por segundo e a possibilidade de uma ampliação com mais uma linha de tratamento para 250 litros por segundo. Serve um total de 177 mil habitantes dos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

Vistas as infra-estruturas, os autarcas foram até à obra de "Pavimentação do Caminho da Lavadeira à Senra". Uma empreitada considerada pelo presidente da Junta como sendo "muito importante para a localidade" que foi adjudicada por 36.125,22 euros à Firma Betominho - Sociedade de Construções, SA. A obra ainda se encontra em execução e engloba melhorias num percurso de 500m.

Assim, vistas as obras, Francisco Araújo, mostrou-se satisfeito pelas benfeitorias que esta freguesia tem sofrido ao longo dos anos. As infra-estruturas lá instaladas (ETA e Estação Elevatória de Água) trouxeram-lhe melhorias a vários níveis e as obras camarárias que têm sido feitas na sua rede viária, benfeitorias ao nível das acessibilidades. Aspectos de grande importância para quem lá vive e necessita de transitar pela localidade.

Município de Arcos de Valdevez
Top