Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Freguesia de Rio Frio foi cenário escolhido para mais dois directos do programa televisivo “Praça da Alegria” da RTP

Freguesia de Rio Frio foi cenário escolhido para mais dois directos do programa televisivo “Praça...
P3110093
P3110098
P3110087
P3110100
P3110083
P3110088
11 Março 2009

O programa "Praça da Alegria", do Canal televisivo RTP, visitou, mais uma vez, o concelho de Arcos de Valdevez.

Desta vez o local escolhido para as emissões em directo foi o lugar de Grijó, na freguesia de Rio Frio. Umas das localidades onde se confecciona a famosa broa de milho de Arcos de Valdevez que integra a associação italiana Slow Food desde 2004. Esta colectividade trata-se de uma associação internacional que nasceu em Itália em 1986 como resposta ao alastrar do fast food e ao frenesim da vida apressada, ao desaparecimento das tradições alimentares locais, ao desinteresse pelo que se come, com os sabores e a origem dos produtos, e para lembrar a todos que as nossas escolhas têm consequências sobre o resto do mundo. O Slow Food salvaguarda a biodiversidade alimentar, defende a educação do gosto e procura aproximar consumidores e produtores, promovendo canais de distribuição alternativos. Actualmente o Slow Food engloba mais de 80 000 pessoas em 130 países.

Os produtos regionais e a Broa de milho foram, então, os personagens principais destas duas emissões em directo para todo o país e estrangeiro.

No primeiro directo, realizado pelas 10h30, foi apresentado pelo fabricante de broa de milho, Joaquim Dantas, o ciclo do pão, as crenças e as rezas a ele associadas e explicado, por três das suas ajudantes, o processo de confecção deste alimento. Nomeadamente, desde o peneirar da farinha, apresentado por Olívia Dantas Fernandes; passando pelo amassar do pão, realizado por Maria da Conceição Rodrigues; pela fase de moldar as broas ("padejar" ou "empelar"), apresentada por Maria Celeste Guimarães Dantas, até o colocar do pão no forno para cozer.

No segundo directo a artesã local Lucinda Rodrigues Pereira exemplificou o processo de confecção das monelhas - adereços utilizados para decorar o gado, feitos em tecido e lã. Arte à qual se Praça da Alegriadedica desde tenra idade.

De seguida, Hélder Reis, apresentador do programa, falou com Carlos Alberto Rodrigues. Também, ele, um artesão da terra que se dedica à feitura de exemplares miniatura de espigueiros e casinhas em pedra e explicou, por linhas ténues, aos telespectadores como as confecciona.

Neste segundo directo houve ainda tempo para Joaquim Dantas apresentar algumas das especialidades da região como as pataniscas de bacalhau, o cozido, os enchidos de porco bízaro, a broa de milho normal e broa de milho frita em azeite e alho, o leite-creme, o arroz-doce e os doces de milho. Iguarias que, certamente, deixaram água na boca e muita vontade de as experimentar a quem as viu.

Ambas as intervenções em directo contaram com a actuação do Rancho Folclórico da Associação Recreativa de Rio Frio que tocou algumas das suas "modinhas" e alegrou a emissão do programa.

Tal como das outras vezes, o município arcuense acompanhou de perto a realização destas intervenções, assegurando-se de que tudo corria como esperado e dando o seu apoio sempre que necessário.

Município de Arcos de Valdevez
Top