Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Obra de grande valor documental para o concelho de Arcos de Valdevez foi apresentada na Sede da Junta da Freguesia de Grade

Obra de grande valor documental para o concelho de Arcos de Valdevez foi apresentada na Sede da J...
P2158605
P2158599
P2158614
P2158611
P2158606
18 Fevereiro 2009

No passado domingo, dia 15 de Fevereiro, Francisco Araújo esteve na sede da Junta da Freguesia de Grade, para presidir à apresentação da obra "Vidas Vividas, Experiências Acrescidas. Uma descrição etnográfica dos usos e costumes da freguesia de Grade - Arcos de Valdevez", da autoria da Antropóloga Susana Almeida, numa edição da Associação Cultural e Desportiva de Grade (ACDG) e apoiada financeiramente pelo município arcuense.

Tendo a data escolhida para a apresentação da obra coincididoApresentaçãod o livro de Grade com o 3º aniversário da associação - uma das principais promotoras na realização desta publicação - foi em ambiente de festa, rodeados de associados, populares, elementos da junta de freguesia e amigos que se apresentou este livro que incide sobre diversas temáticas de abordagem, com destaque para uma história da própria associação; um inventário do património imóvel; os testemunhos orais e as componentes arqueológicas, geográficas e antropológicas; a influência da Religião e, nomeadamente, das festividades a ela associadas. Uma última abordagem, intitulada "Praticas Tradicionais - Práticas Ocultas", descreve a forma de tratar doenças, de prever as condições climatéricas do ano seguinte e as bases de apoio às Apresentação do livro de Gradevítimas de "mau-olhado", sendo a obra um notável documento sobre as características singulares desta comunidade arcuense.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem tido a preocupação de, ao longo dos tempos, apoiar edições que reflectem a realidade concelhia e a cultura popular porque, segundo Francisco Araújo, "não é só a obra material que é sinónimo de desenvolvimento. Este tipo de iniciativas é um bom exemplo de salvaguarda das nossas raízes". Neste sentido, para o autarca, o "empenho da associação em levar a cabo a realização deste trabalho é de louvar", pois "é importante termos conhecimento daquilo que é a nossaApresentação do livro de Grade cultura, o nosso património e a nossa realidade", já que "existem muitas partes da nossa cultura que são esquecidas, não sendo devidamente ressalvadas".

Ao longo da apresentação da publicação ficou bem expressa a importância deste tipo de obras não só a nível local, mas nacional porque são pequenos trabalhos como este que nos permitem ter a ideia do que é uma Nação. Além disso, é importante que se saiba que na génese de um País como o nosso estão localidades como Grade. Apresentação de livro de GradeDesta feita, é devido a questões como esta, que o autarca "espera vir a ter a oportunidade de colocar este tipo de livros nas escolas concelhias para que, os professores possibilitem aos alunos a oportunidade de ficarem a conhecer, mais aprofundadamente, aquilo que é a sua terra e a sua cultura".

Por último, por parte da associação, ficou um grande agradecimento ao município pelo apoio prestado na execução da obra - "foi fundamental e sem ele teria sido muito difícil concretizar a publicação" - e a todos aqueles que, de certa forma, se envolveram na sua realização e apoiaram o "desejo e a necessidade sentida de querer aprofundar aquilo que são os usos e costumes da freguesia".

Município de Arcos de Valdevez
Top