Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Sistema de Gestão da Qualidade foi Discutido no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo

Sistema de Gestão da Qualidade foi Discutido no Auditório do Centro Municipal de Informação e Tur...
P2068199
P2068201
P2068203
11 Fevereiro 2009

Na passada sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, realizou-se no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez, uma reunião que teve como objectivos principais fazer-se o balanço do ano transacto relativamente ao Sistema de Gestão da Qualidade dos serviços do município arcuense e definir novos objectivos para o ano de 2009.

Assim, dos pontos discutidos fizeram parte a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em 2008 - apreciação global; a Política da qualidade e respectiva análise dos resultados face aos objectivos aprovados no ano de 2008, e, por último, a definição dos objectivos para o ano de 2009.Reunião da Qualidade

Relativamente ao primeiro ponto - Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em 2008 - apreciação global - ficou bem claro que o SGQ implementado em toda a Autarquia, e já certificado, tem dado mostras de estar no bom caminho, garantindo a melhoria contínua dos serviços prestados.

Em Fevereiro foi aprovada e reestruturação do SGQ, tendo-se reduzido o número de processos que integravam o Sistema, os quais passaram de um total de 26 para 15. Foi igualmente aprovada a criação de um novo processo, denominado "Gestão do Sistema de Informação".

Reunião da QualidadeEm Maio, a implementação do sistema informático "GSP - Gestão e Seguimento de Processos" veio facilitar a tramitação, consulta e monitorização dos prazos dos processos de urbanismo.

Com a criação da página web do Município a disponibilização de informação online aos cidadãos foi uma mais valia, possibilitando a introdução de registos de consumo de água, o acesso facilitado a requerimentos, regulamentos, planos de ordenamento do território (ex. PDM) e a diversas informações úteis sobre o Concelho. Em 2009 prevê-se a disponibilização de uma nova funcionalidade do sistema, com a criação do atendiment@net, possibilitando a entrega online de requerimentos pelos munícipes, bem como a consulta do estado dos seus processos. Reunião da Qualidade

Em Outubro, no âmbito do contrato de execução das transferências de competências para o Município em matéria de Educação, foi assinado um contrato com o Ministério da Educação que implicou o aumento das responsabilidades e competências do Município, implicando, igualmente, a transferência de pessoal não docente para a Autarquia. Neste sentido, em finais de 2008 foi aprovada uma alteração ao organigrama dos Serviços Municipais, dando lugar à criação da Divisão da Educação e Acção Social.

Em Dezembro, foi igualmente aprovada a alteração das atribuições do Serviço de Aprovisionamento, passando a concentrar todos os procedimentos de compras, quer de empreitadas de obras públicas, quer de fornecimentos, neste Serviço.

Relativamente ao segundo ponto, Política da Qualidade, verificou-se que ela é consistente com as necessidades e expectativas dos clientes, com o modelo organizacional da Autarquia, bem como com a sua missão, pelo que não necessitou de ser revista. A política encontra-se afixada ao longo da Organização e de um modo geral é compreendida por todos os colaboradores.

O Município tem como preocupação fundamental e prioritária a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, materializada na qualidade dos seus serviços e na concretização dos objectivos. Neste propósito, em 2008 foram definidos objectivos para os processos da Organização, com base nos quais foi monitorizado e/ou medido o seu desempenho ao longo do ano.

Da análise dos resultados obtidos face aos objectivos aprovados, salientou-se que o Município obteve um índice de satisfação global dos seus na ordem dos 75%; sendo que 61% dos objectivos propostos foram cumpridos com vista à promoção da melhoria da eficiência do SGQ. Em termos de acções correctivas verificou-se que 70% das mesmas foram implementadas dentro dos prazos definidos.

Porém, há consciência da necessidade de tratar não conformidades e incrementar/incentivar a implementação de acções correctivas e de melhoria para o alcance dos mesmos.

Por último, durante esta sessão foram definidos objectivos para os processos da Organização, com base nos quais irá ser monitorizado e/ou medido o seu desempenho ao longo do presente ano (2009).

Município de Arcos de Valdevez
Top