Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Programa “Praça da Alegria” da RTP esteve em Arcos de Valdevez

Programa “Praça da Alegria” da RTP esteve em Arcos de Valdevez
P1287839
P1287827
P1287809
28 Janeiro 2009

A vila de Arcos de Valdevez foi hoje, dia 28 de Janeiro, o cenário escolhido para as intervenções de exterior da emissão do programa televisivo "Praça da Alegria", apresentado pelos conhecidos apresentadores Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Hélder Reis, o locutor encarregue por fazer intervenções em directo ao longo do programa a partir de vários pontos do país, marcou presença na conhecida Tasca do Delfim e Doçaria Central, lugares típicos e de grande tradição desta vila.

Na Tasca do Delfim, local de grande fama na região devido ao seu proprietário cujo nome baptizou o estabelecimento, houve tempo para Portugal ficar a conhecer um pouco mais sobre este mestre da concertina, que desde miúdo se dedica à arte de a tocar, reunindo,Sr.Moscoso actualmente, no seu estabelecimento cerca de 100 destes instrumentos, oriundos de "toda a parte do mundo", e ouvir uma das suas "modinhas", som bastante usual por terras do Minho.

Assumindo o seu "vício" pelo instrumento, o tocador que semanalmente recebe na sua tasca cerca de 10 excursões nacionais e de Espanha, chegou mesmo a afirmar que, "se me faltar alguma, não descanso enquanto não a tenho!"

De seguida, Hélder Reis visitou a tão conhecida Doçaria Central. Especializada em Doce sortido, pão-de-ló, charutos dos Arcos e Rebuçados dos Arcos, esta é uma casa que existe desde 1830 e se tem mantido sempre na mesma família.

Clara Galvão, filha da actual doceira, Alzira Galvão, abriu o apetite a todos aqueles que a viram, mostrando os Doçaria Centralafamados doces e explicando por linhas ténues a composição dos mesmos, já que o segredo da feitura dos doces está em família e será para assim se manter, durante, pelo menos, mais uma centena de anos.

Aproveitando o cenário, o locutor, ainda teve tempo para entrevistar José Moscoso, um artesão da terra que, trabalhando madeira e areia, se dedica, há já vários anos, à feitura de espigueiros e outros artigos regionais como as Eiras.

Durante esta divulgação de alguns exemplos do melhor que se faz e há em Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez esteve sempre presente, assegurando que nada faltava para que a emissão decorresse da melhor forma.

Município de Arcos de Valdevez
Top