Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Concerto de Natal da Banda da Sociedade Musical Arcuense mais uma vez encantou espectadores

Concerto de Natal da Banda da Sociedade Musical Arcuense mais uma vez encantou espectadores
PC217493
PC217539
PC217542
PC217509
PC217525
23 Dezembro 2008

Tal como é habitual acontecer na Primavera e na época natalícia, decorreu no passado domingo, no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, mais um concerto da Banda da Sociedade Musical Arcuense, um grupo composto maioritariamente por elementos do concelho.
Foi com sala cheia que a banda, constituída por 70 músicos e dirigida pelo maestro Idílio Nunes, brindou a plateia com temas apropriados à época, dando início ao espectáculo com o tema Hispânico, de Nuno Miguel Osório Silva, um músico de Viseu que compõe para a editora Portuguesa "Afinaudio" e para a editora ConcertoHolandesa "Molenaar Edition BV", e que, em paralelo, realiza vários trabalhos para a editora "Discotoni" na vertente da música electrónica.

De seguida, passou para um concerto para dois clarinetes e banda de sopros, da autoria de Franz Kommer, um músico com influência de Haydn e Mozart nascido em Kamenice (Rep. Tcheca).

Momentos altos do concerto foram as interpretações do Fantasma da Ópera, um musical composto por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, e de Innuendo Concerto da Banda de Música(insinuação), tema escrito pelo grupo britânico de rock, os Queen (John Deacon, Brian May, Freddie Mercury e Roger Taylor).

Do repertório fizeram ainda parte temas como Espanha Cani para 2 trompetes e Christmas Concert nr 2, uma composição com o arranjo de Robert Smith - compositor, arranjador e professor americano - na qual cantaram os alunos mais novos da escola de música. Uma forma de, segundo Idílio Nunes, maestro da banda há já 15 anos, "fazer com que todos os elementos participem no espectáculo".Banda de música

Na sua perspectiva, este concerto foi, para si e para o seu grupo, um desafio, pois com apenas 2 ensaios atreveram-se a apresentar um programa totalmente composto por temas nunca antes tocados por eles. maestro Idílio Nunes

A Banda da Sociedade Musical Arcuense, uma banda de madeiras, metais e percussão, interpreta temas de todas as épocas, nomeadamente bandas sonoras de filmes, música erudita e clássicos, e integra músicos de grande qualidade que, inclusive, têm ganho concursos a nível internacional. Motivo de grande orgulho para este líder que ao longo dos anos se tem empenhado no seu sucesso.

Idílio Nunes chega mesmo a dizer que "não é fácil captar músicos como os que temos na Banda da Sociedade Musical Arcuense. Temos professores de música da ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, da Escola Superior de Música do Porto, de Conservatórios e Academias e, mesmo com os alunos da escola de música, o grupo consegue atingir um nível muito elevado".

Município de Arcos de Valdevez
Top