Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“O Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez”, de Alberto Codeço, vai ser apresentado no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez

“O Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez”, de Alberto Codeço, vai ser apresentado no Auditório ...
18 Dezembro 2008

O arcuense Alberto Codeço vai apresentar no próximo sábado, dia 20 de Dezembro, pelas 17h30 a sua mais recente obra, "Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez", uma edição que contou com apoio integral do município de Arcos de Valdevez.
O autor, que durante 45 anos foi funcionário judicial, tem escrito regularmente em jornais regionais; foi colaborador do GEPA - Grupo de Estudos do Património Arcuense, na revista "Terras de Valdevez", tendo recebido, inclusive, o prémio "Mário de Barros Pinto" pela sua cultura e trabalho jornalístico.

Alberto Codeço já não é um novato na arte de escrever; editou o primeiro livro em 1973, e com o "Torneio de Valdevez ou o Bafordo do Vez" completa um total de nove obras, baseadas sempre em temáticas arcuenses e minhotas.

Assim, debruçando-se mais uma vez sobre a sua terra, o autor escolheu discorrer acerca do "Recontro de Valdevez", episódio em que, há cerca de 9 séculos atrás, D. Afonso Henriques se encontrou, algures no Vale do Vez, com Afonso VII de Castela e Leão, seu primo, marcando o ponto de partida da independência portuguesa e do afirmar do país.

Alberto Codeço dedica esta obra, fruto de muita investigação, "ao Coronel Carlos Gomes Bessa, ao seu saber sobre História Pátria, que desencadeou a feitura deste estudo", mas também ao Dr. Manoel Sobral Torres, "grande Amigo esposendino e com raízes avoengas nos Arcos, que, com subtileza e diplomacia, estabeleceu ligações preciosas na urdidura deste "Recontro de Valdevez""; o autor foi igualmente sensível à memória dos arcuenses Doutor Carlos da Cunha e Orlando Codeço, "ambos no Além desde 1993 e impulsionadores animosos na elaboração desta pesquisa viceliana", e a todos os seus conterrâneos, "aos que estão cá e aos que labutam fora da Terra-Mãe de modo honesto".

Município de Arcos de Valdevez
Top