Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo reuniu com responsáveis dos projectos Redes Comunitárias Vale do Minho e Valimar Net

Francisco Araújo reuniu com responsáveis dos projectos Redes Comunitárias Vale do Minho e Valimar...
PB276990
03 Dezembro 2008

Francisco Araújo, presidente da câmara de Arcos de Valdevez e da Comunidade Urbana Valimar (Valimar ComUrb), reuniu no passado dia 27 de Novembro, no Centro de Formação e Exposições, com o administrador executivo da empresa intermunicipal Valicom, Alexandre Ramos, o presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, Luís Magalhães, e representantes da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho para, em conjunto, fazerem o ponto de situação das obras de construção das redes comunitárias Valimar Net e do Vale do Minho.
A rede regional de fibra óptica, que conta mais de 126 Km de extensão e ligará em banda larga os seis municípios que compõem a Valimar (Arcos de Valdevez, Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo), encontra-se em fase final de execução e estará a funcionar em pleno no início do próximo ano. Possui um valor elegível de 10.373.521,19€ e, encontrando-se inserida no projecto "Valimar Net", uma candidatura promovida pela Comunidade Urbana Valimar (Valimar ComUrb) e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ao Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C) no âmbito da Medida 4.1 - Reforçar Infra-estruturas de BandaReunião CENFIM Larga, conta ainda com comparticipação comunitária (FEDER) em 45%.

Fazendo a ligação das 6 sedes de concelho que compõem a Valimar às 5 sedes de concelho do Vale do Minho, o IPVC, parques empresariais, aglomerados populacionais e vários agrupamentos escolares, esta rede forma, um anel em fibra óptica com extensão total superior a 300 Km.

Sendo considerada por muitos técnicos como a "auto-estrada das telecomunicações" - porque possui capacidade de transmissão ilimitada, vai permitir fazer transmissões em longas distâncias e terá capacidade de suportar múltiplos serviços (Internet, Voz, Televisão, etc.). Tem ainda a vantagem de permitir que múltiplos operadores trabalhem sobre a rede, o que beneficiará os consumidores que poderão vir a usufruir da disponibilização de banda larga a preços controlados.

O Centro de Operações da rede, um espaço com 300 m² que acolherá a sede da Valicom, o POP de Arcos de Valdevez e a principal infra-estrutura tecnológica das redes comunitárias Valimar Net e do Vale do Minho, o Data Center, ficará localizado no futuro Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (InCubo).

Este é um projecto ambicioso do qual o autarca Francisco Araújo se orgulha. Desta feita, espera que a região colha os seus frutos muito brevemente, pois contribuirá para a existência de uma série de valências e vantagens competitivas na região.

Município de Arcos de Valdevez
Top