Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Fibra óptica está prestes a interligar os municípios da Comunidade Urbana Valimar

Fibra óptica está prestes a interligar os municípios da Comunidade Urbana Valimar
image title
image title
image title
12 Novembro 2008

A instalação da rede de fibra óptica, actualmente em curso, estará concluída no fim deste mês e a funcionar em pleno no início do próximo ano. O projecto, com valor elegível de 10.373.521,19€, conta com comparticipação comunitária (FEDER) em 45%.
Com mais de 126 Km de extensão, a rede comunitária de fibra óptica irá servir os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo através da criação de anéis de fibra nos seis centros urbanos, abrangendo quer os aglomerados populacionais quer os parques empresariais.Colocação da Fibra óptica

A obra encontra-se inserida no projecto Valimar Net, uma candidatura promovida pela Comunidade Urbana Valimar (Valimar ComUrb) e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ao Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C) no âmbito da Medida 4.1 - Reforçar Infra-estruturas de Banda Larga.

Em relação a Arcos de Valdevez a instalação da fibra corre a bom ritmo, estando, actualmente, a ser a colocada em frente à escola EB1 da sede do concelho, na Rua Dr. Félix Alves Pereira. No entanto, encontram-se já servidos os Parques Industriais de Padreiro, Mogueiras e Paçô, a Escola EB1/Jardim-de-infância de Távora St.ª Maria, a EB1/Jardim-de-Infância de Sabadim e o Centro de Incubação de Base Tecnológica.

Colocação da fibra ópticaA escolha do meio de transmissão recaiu sobre a "Fibra Óptica" - considerada por muitos técnicos como a "auto-estrada das telecomunicações" - porque possui capacidade de transmissão ilimitada, de transmissão em longas distâncias e tem capacidade de suportar múltiplos serviços (Internet, Voz, Televisão, etc.). Tem ainda a vantagem de permitir que múltiplos operadores trabalhem sobre a rede.

As entidades que futuramente usufruirão deste projecto, além das câmaras municipais e da Valimar ComUrb, são o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e respectivas escolas superiores, bem como outras entidades públicas elegíveis a determinar posteriormente, nomeadamente entidades responsáveis pela implementação dos sub-projectos no âmbito do projecto Valimar Digital.

Município de Arcos de Valdevez
Top