Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Portugal Jazz passou mais uma vez pela Casa das Artes de Arcos de Valdevez

Portugal Jazz passou mais uma vez pela Casa das Artes de Arcos de Valdevez
image title
image title
image title
10 Novembro 2008

O "Portugal Jazz - festival itinerante de jazz" - é um projecto que tem como objectivos vir a visitar todos os municípios portugueses e que compreende concertos, acções pedagógicas e distribuição gratuita de revistas especializadas "jazz.pt" - teve a sua estreia em 2007 e a atribuição do estatuto de "Interesse Cultural" por parte do Ministério da Cultura no final desse mesmo ano.
Arcos de Valdevez aderiu a esta iniciativa desde o início, por isso, esta foi a segunda vez consecutiva que acolheu o evento.

Integrados no Portugal Jazz'2008 estiveram a Acção Didáctica "Ora vamos lá improvisar" de Rui Eduardo Paes e Miguel Leiria Pereira - dedicada às crianças, realizada no dia JB Ensemble6 de Novembro - e o concerto dos "JB Ensemble" realizado no passado sábado, dia 8 de Novembro, no Auditório da Casa das Artes.

Na acção didáctica, que contou com cerca de 180 crianças e teve Rui Eduardo Pães na narração e Miguel Leiria Pereira no contrabaixo, além de outras questões importantes ligadas à história e à maneira de se "fazer" Jazz, o público estudantil arcuense pôde ficar a saber que não é preciso saber apontar notas numa pauta para aprender a improvisar, assim como não é necessário passar pelo Conservatório para se tocar o mais fabuloso jazz. Pode-se começar do zero e, foi essa a primeira abordagem que o "Ora Vamos Lá Improvisar" pretendeu proporcionar aos mais jovens, deixando-as participar no processo da criação musical.

No sábado, o público ficou rendido aos "JB Ensemble". Este pequeno grupo formado por sete elementos - Maria José Leal na voz, Telmo JB EnsembleCampos (saxofones), Filipe Durães (trompetes), João Roque (guitarra), Diana Almeida (piano), António Quintino (contrabaixo) e Paulo Monteiro (bateria) - é proveniente da Academia JB Jazz de Lisboa e a sua qualidade já foi reconhecida através da atribuição do prémio revelação aquando da 6ª Festa do Jazz do São Luiz (2008).

O tema "Heart Song" iniciou o concerto e durante cerca de hora e meia, a junção da voz suave de Maria José Leal com o som dos instrumentos fizeram com que o Auditório da Casa das Artes Arcuense fosse, também ele, testemunha da qualidade, já atestada, deste jovem grupo de jazz contemporâneo.

Município de Arcos de Valdevez
Top