Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Passagem Pedonal da Praia Fluvial da Valeta

27 Outubro 2008

Progridem as obras de construção da passagem pedonal de ligação à Praia Fluvial da Valeta, encontrando-se os trabalhos situados na colocação de pilares, com armadura e betonagem.

É bom que os arcuenses acompanhem de forma interessada tudo aquilo que se passa na sua terra, inclusive o seu desenvolvimento, por isso, não é de estranhar que por vezes se questionem e coloquem mesmo, publicamente, pensamentos alternativos, sobre realizações que se vão executando no concelho.

Naturalmente que, também neste caso, não será de estranhar que tenham surgido algumas vozes que questionam a oportunidade de execução da obra e o estilo da mesma.

Também nós consideramos que foi um erro tremendo não ter sido recuperado o pontilhão em granito que dava continuidade ao que teimosamente e em luta titânica com as águas do vez, se vai mantendo de "pé" reforçando a parte que se mantinha intacta, e recuperando as pedras genuínas que "jaziam afogadas" no fundo do rio.

Mas isso é assunto encerrado de outros tempos e damos, como desculpa, uma certa falta de sensibilidade existente na época (anos setenta), que tivesse o princípio orientador da defesa do património.

Também as construções seguintes não foram nada felizes, pois só à segunda ou terceira construção é que a alternativa se manteve de pé até ao tempo presente, sendo, no entanto uma obra "sem graça" em betuminoso, que já apresentava adiantado estado de degradação, tendo no entanto sido inquestionavelmente muito útil, pois durante muitos anos foi a única alternativa possível à Ponte Centenária.

É no entanto perceptível que aquela obra "rudimentar" de engenharia já há muito tempo que tinha os dias contados, pois para além da falta de segurança, não tendo inclusivamente amparas protectoras, contribuía significativamente para o "borrar" de uma das imagens mais belas e conhecidas do concelho dos Arcos.

Que fazer então?... Tentar copiar o pontilhão antigo em granito? Correndo o risco de a cópia não sair perfeita, tanto mais, que as pedras genuínas já não existem, com a agravante do mesmo ser muito baixo, com o tabuleiro muito perto das águas do vez.

Dar-lhe mais altura?... Muda-lo de local? Mas então, seria uma obra que nada teria a ver com Obras na Praia Fluvial da Valetao antigo pontilhão que muitos de nós conhecemos "in loco", ou através de imagens, também elas documentos "vivos", que nos remeteriam para triste realidade, de que estaríamos a assistir a um "remendo" imperfeito, sendo certo e sabido que por vezes custa mais copiar que fazer tudo de novo.

Ao nível da arquitectura verificamos que as diversas escolas conceituadas, nomeadamente a do Porto, recusam-se a intervir em termos de recuperação construindo com as mesmas características e técnicas de séculos passados. Opta-se por conservar o existente, mantendo a memória e reconstruir com uma linguagem arquitectónica actual.

O que será mais correcto? Porventura os nomes mais sonantes das escolas de Arquitectura Nacional e Internacional não estarão todos errados.

A ponte pedonal que agora se encontra em fase de construção, é de características idênticas às já construídas junto às Piscinas Municipais e Trasladário. No entanto, mantêm o desenho das recentemente construídas, e o estilo dos passadiços que circundam o rio e fazem a respectiva ligação entre si, sendo inclusivamente executada com base nos mesmos materiais, de estilo atraente, que muito melhoraram e modernizaram os espaços urbanísticos das zonas ribeirinhas, não criando assim, "choques visuais" com o existente.

Segundo informação recolhida, prevê-se a conclusão da obra para finais do mês de Novembro, se as condições atmosféricas se mantiverem favoráveis.

Município de Arcos de Valdevez
Top