Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

O Município Arcuense tem desenvolvido acções mais intensivas no combate ao incêndio

02 Outubro 2008

De forma a preservar a floresta e manter os incêndios afastados do concelho, o Município Arcuense tem vindo a desenvolver de forma mais intensiva, desde o ano de 2004, acções relativas ao DFCI - Defesa da Floresta contra Incêndios.
As áreas abrangidas pelos dois planos de Prevenção de Riscos de Incêndios Florestais, realizados no âmbito de candidaturas feitas à Medida Agris - projectos nº 2003 1000 41486 e nº 2004 1000 22542 -, foram a zona Ocidental (Miranda, Rio Frio, Vilafonche, Parada e Monte Redondo) e zona Central do Concelho (Couto, Gondoriz, Ázere, Grade, Vale e S.jorge). No total, contemplaram a beneficiação de caminhos florestais em cerca de 21, 24 km, a construção de caminhos florestais em cerca de 21, 77km e a gestão de combustíveis (operações de silvicultura preventiva - limpeza de matos) Acções florestaisem cerca de 221,49 ha. No entanto, é de salientar, que aproximadamente 10 ha corresponderam a plantações de folhosas de forma a criar descontinuidade.
No concelho existem cinco equipas de sapadores florestais que fazem a maioria das actividades de prevenção de incêndios florestais através de acções de silvicultura preventiva, nomeadamente limpeza de matos e beneficiação de infra-estruturas florestais - caminhos e pontos de água. São elas as equipas da Assembleia de Compartes dos Baldios das Acções FlorestaisFreguesias de Cabreiro, Soajo e Gavieira, Associação Florestal Atlântica e Associação Florestal do Lima (AFL).
Além destes meios, no âmbito de candidatura feita à Medida Agris subacção 3.4. - Componente 2 - "Plano de Detecção e Intervenção Precoce em Situações de incêndios no Concelho de Arcos de Valdevez", foram ainda adquiridas duas viaturas todo-o-terreno equipadas com Kit's de primeira intervenção e material sapador, e formadas, no corrente ano, duas equipas que integram o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC - AVV1 e SMPC-AVV2) direccionadas para a detenção e intervenção precoce em focos emergentes, durante o período crítico ou quando as condições meteorológicas assim o exijam, pois caso contrário as equipas dedicam-se à realização de operações de silvicultura preventiva.

Município de Arcos de Valdevez
Top