Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Reabriu a Igreja da Misericórdia em Arcos de Valdevez

Reabriu a Igreja da Misericórdia em Arcos de Valdevez
27 Agosto 2008

No passado dia 9 de Agosto, realizou-se a cerimónia de reabertura da Igreja da Misericórdia em Arcos de Valdevez, que já se encontrava fechada por motivos de restauro há mais de duas décadas.
A Misericórdia de Arcos de Valdevez, com mais de quatro séculos de existência é um das Instituições que sempre acompanhou os arcuenses em questões sociais e de solidariedade. È detentora do Lar Soares Pereira, que alberga cerca de 82 utentes, efectua apoio domiciliário a cerca de 75, possui um lar destinado a crianças do sexo feminino onde, segundo Francisco Araújo, presidente da câmara de Arcos de Valdevez, e, na qualidade de Provedor da Santa Casa Arcuense, afirma que com muito carinho e familiaridade são cuidadas, e, ainda, uma Reabertura da Igreja da Misericórdiacreche, um Infantário e disponibiliza o seu refeitório.

Em Setembro abrirá uma área dedicada à Saúde. As obras estão concluídas e os equipamentos instalados, por isso, a partir dessa data será possível dar aos arcuenses um serviço de qualidade nesta área. A Santa Casa também está a construir um novo lar com cerca de 30 camas, o que do ponto de vista de Francisco Araújo, "é um investimento grande mas necessário para as actividades que a instituição desenvolve", e será criado um serviço de hemodiálise que abrirá no princípio do próximo ano.

PárocosA Igreja da Misericórdia é considerada um importante património da Santa Casa Arcuense porque é do tempo da sua criação, por isso, as obras levadas a cabo, que tiveram um custo de 350. 000 Euros, foram feitas com o intuito de preservar o património e com a preocupação de manter as características do templo, não adulterando a sua génese.

Foi muito bem adornado que o templo reabriu as suas portas aos fiéis arcuenses, tendo como anfitriões os Irmãos da Misericórdia e os párocos Amaro da Rocha Vieira, Vítor Melícias, João Baptista da Silva Gomes e José Arieiro.

Das Palavras do Provedor, Francisco Araújo, ficou um sentido agradecimento a todos aquelesReabertura da Misericórdia que têm ajudado a que a Instituição perdure, àqueles que poderão vir a fazer parte dela, desde que tenham o sentido de contribuir na felicidade dos outros através da solidariedade e humanismo, e a todas as Santas Casas do distrito de Viana do Castelo, porque a estreita relação com elas é de extrema importância e permite criar oportunidades de aprendizagem através de uma acção conjunta.

Expressou uma profunda alegria por ter a felicidade de ter sido no seu mandato de provedor que a Igreja abriu ao culto, e espera que o trabalho realizado para a abertura da mesma seja um incentivo aos Irmãos para se interessarem mais, se Reabertura da Igreja da Misericórdiaempenharem mais em prol da Instituição, que espera que perdure, e ajude a que outros se juntem a ela.

O seu objectivo é ser digno da Instituição e, para isso, espera conseguir prosseguir com o trabalho da Santa Casa e melhorar as suas obras. Desta feita ficou o apelo para que a Instituição se torne cada vez mais numa instituição mais grandiosa naquilo que é a sua intervenção na comunidade e, por isso, conta com a ajuda de todos para que seja possível continuar o trabalho benemérito e a sua obra, já que segundo o Provedor, "devemos ter o cuidado de deixar para o futuro uma Instituição mais forte".

Município de Arcos de Valdevez
Top