Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Inaugurada Casa do Povo em Paradela

Inaugurada Casa do Povo em Paradela
image title
image title
image title
image title
18 Agosto 2008

No passado dia 8 de Agosto foi inaugurada pelo Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, a Casa do Povo de Paradela, sita na Freguesia de Soajo.

A cerimónia de inauguração, presidida pelo Presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Manuel Barreira da Costa, pelo Secretário da Junta de Freguesia, Casimiro Rodas Fernandes, o autarca Francisco Araújo e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, reuniu muitos residentes do lugar, que manifestaram grande satisfação por terem uma Casa comum, cujo propósito é ser um pólo de convívio, lazer e união.

Nas palavras de Francisco Araújo ressaltou a grande admiração nutrida pela população Soajeira, por ser possuidoraCasa do Povo de um enorme sentido de vida comunitário e tentar preservar esse valor a todo custo. Exemplo disso foi o empenho na construção da Casa do Povo de Paradela, que irá servir a vida cívica do lugar, permitirá a discussão de assuntos de interesse para a população residente e, o envolvimento de todos, em assuntos que lhes dizem respeito.

Segundo o autarca para que o desenvolvimento das freguesias do concelho se faça da melhor maneira é preciso existirem dois vectores importantes. São eles a intervenção municipal ao nível das infra-estruturas e a existência de interlocutores activos e dinâmicos nas Freguesias, cuja função é humanizar as relações entre elas e o município e, no caso de Soajo, estão bem exemplificados na pessoa do Presidente da Junta, Manuel Barreira da Costa.

De igual importância são as relações com as comunidades de emigrantes, já que do seu ponto de vista são fundamentais para o concelho e determinantes para as freguesias. Elas devem ser mantidas e "alimentadas" Casa do Povo de Paradelaconstantemente e, para isso, muito têm contribuído as associações no estrangeiro que têm permitido a conservação de laços fortes e de relações de proximidade com o município.

Visto, para o município de Arcos de Valdevez e a sua presidência, ser preocupação importante o concelho, as pessoas que nele habitam e todas aquelas que estão fora mas mantêm uma relação forte com ele, na questão da manutenção das relações município/emigrantes, o autarca não deixou de assinalar o mediador de extrema importância que é a página da Internet da Câmara municipal. Uma porta aberta a todos, que conjuga um conjunto de elementos determinantes para a população arcuense.

Em nome do município deixou uma palavra de satisfação por ter sido realizada a obra e a certeza de que continuará a colaborar com a população no sentido dela vir a ter aquilo que necessita. casa do Povo de ParadelaJá que na sua opinião, tem de existir uma politica de investimento de maneira a torná-lo mais atractivo, e, resultado disso são os investimentos que têm sido feitos ao nível económico como a construção de Parques Empresariais, do Centro de Incubação e do Centro de Formação e Exposições, estruturas direccionadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento económico.

Por fim ficou a mensagem de que toda a população de Paradela em particular, e o concelho em geral, poderá contar com o apoio da edilidade. Serão feitos todos os esforços para que as relações com as comunidades se mantenham e, será sempre mote da sua política, o desenvolvimento e qualidade de vida porque, segundo suas palavras, "esta terra é nossa e temos de tratar dela para deixar a todos aqueles que virão, um concelho ainda melhor!"

Município de Arcos de Valdevez
Top