Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Comemorações do Dia do Concelho

Comemorações do Dia do Concelho
14 Julho 2008

O "Dia do Concelho" em Arcos de Valdevez teve inicio bem cedo, no passado dia 11 de Julho, com a tradicional "Alvorada com Salvas de Morteiro".
As cerimónias oficiais tiveram lugar na Praça Municipal com o "Hastear das Bandeiras" e foram presididas pelo Autarca Arcuense, Francisco Araújo, o qual foi naturalmente acompanhado pela totalidade da Vereação Camarária, Presidentes de Junta, convidados oficiais, associativos, e muito público, que com a sua presença se associou às comemorações do Dia do seu Concelho.
Presentes ao acto estiveram o Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários acompanhados da respectiva Fanfarra, a Banda da Sociedade Musical Arcuense, a Fanfarra do Agrupamento 214 do Corpo Nacional de Escutas, que galhardamente fizeram a guarda de honra às bandeiras hasteadas nos Paços do Concelho, acompanhados dos acordes da "Portuguesa".
No final das cerimónias os convidados e público presente dirigiram-se para os autocarros que os transportaram para os actos seguintes, iniciando-se assim uma agradável viagem pelo concelho arcuense.
O Edifício "Fluvivez" foi o primeiro ponto de paragem. Tendo sido inaugurado pelo Presidente, Francisco Araújo, este fez-se acompanhar dos Presidentes do Clube de Canoagem e de Pesca Desportiva de Arcos de Valdevez.
Trata-se de um edifício funcional, construído nas belíssimas margens do Vez, na área urbana, para acolher as Associações de Pesca, Natação e Canoagem, contando com várias salas de trabalho, salão polivalente, hangar para embarcações, cais de embarque e respectivos balneários.
Ainda dentro da "malha urbana" foi, de seguida, inaugurada e dado "corpo toponímico" a uma importante artéria situada numa das novas zonas da Vila de Arcos de Valdevez com o nome do saudoso Professor Doutor Francisco Lucas Pires.
Na sua intervenção Francisco Araújo destacou: A Câmara Municipal decidiu atribuir por unanimidade na sua toponímia o nome do Prof. Doutor Francisco Lucas Pires a esta artéria, com este acto assinalamos uma década que nos separa de um momento terrível, mas também de alguém de quem temos muitas saudades. Um político brilhante, talvez dos mais brilhantes da sua geração, um homem intelectualmente superior, um homem culto, que era uma felicidade contactar com ele, pelo seu trato, e pela forma como via o mundo, e pela sua intervenção como homem público.
Nesse sentido eu queria agradecer à Câmara por ter possibilitado este momento, e agradecer ao seu filho, o facto de nos ter dado a honra de estar hoje aqui.
Gostava neste momento de sublinhar uma personalidade reconhecida, admirada e respeitada por todos os quadrantes políticos da vida portuguesa, por aqueles que eram seus apoiantes e por todos os que eram seus adversários políticos.
Por sua vez, Jacinto Lucas Pires, de forma contida mas sentida, agradeceu a homenagem justa e honrosa que Arcos de Valdevez atribuiu a seu Pai, "uma terra que ele tanto gostava de visitar, uma terra para onde vinha sempre com prazer, mais descontraído, de cabeça mais livre".
Era uma terra que ele realmente amava, onde se sentia em casa.
Parece-me muito interessante que uma avenida possa ter o seu nome, porque acho que memória não é para as efemérides, ou para estes dias que celebramos todos em conjunto, mas é para todos os dias, e não há lugar mais quotidiano que uma rua, e meu Pai sentir-se-ia certamente muito honrado e comovido com esta ideia de uma avenida nova com o seu nome.
Percorrendo a Avenida Prof. Doutor Francisco Lucas Pires, dirigiu-se a comitiva para o empreendimento "Encostas de Giela" onde se procedeu à inauguração de 60 habitações construídas no âmbito do projecto "Arcos Jovem", que teve como fim proporcionar a jovens casais habitações de qualidade a preços controlados, contribuindo assim para a fixação da juventude no seu concelho.
Já muito perto do final da manhã procedeu-se à inauguração da "Ponte Nova de Vilela, uma obra realizada por mais de um milhão de euros situada a norte do concelho, que vai substituir a "velhinha" Ponte Medieval de Vilela numa zona sensível do concelho devido à situação geográfica, sendo sem dúvida a "maior" obra do século XXI no concelho dos Arcos e, certamente, no decorrer de muitas décadas vindouras vai ser sentida positivamente a sua presença.
Num acto de verdadeira justiça, que hoje em dia já pouco se vê, Francisco Araújo, não se esqueceu dos Promotores (mais de uma vintena), Autarcas das Freguesias do Norte, que muito o sensibilizaram para a construção desta importante obra de comunicação viária, mandando para o efeito perpetuar para a posteridade os seus nomes em placa "ligada" à ponte agora inaugurada.
Após o almoço realizaram-se as programadas visitas a duas unidades fabris de tecnologia avançada, localizadas nas zonas industriais do concelho, ao Centro de Incubação de Base Tecnológica, que se encontra em construção, e a duas unidades de saúde, também elas em construção, da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, entidade que muito tem lutado para colmatar algumas necessidades sentidas no concelho nesta importante área.
Com o descer da noite chegou a vez do desporto subir à ribalta no Estádio Municipal, onde foi entregue pelo Município ao CRAV, Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, um magnífico autocarro, encerrando-se o Dia do Concelho já para além da meia noite com a entrega de prémios referentes a várias modalidades desportivas.

Município de Arcos de Valdevez
Top