Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Decorreu no passado fim-de-semana mais uma Feira das Artes e Ofícios Tradicionais em Soajo

Decorreu no passado fim-de-semana mais uma Feira das Artes e Ofícios Tradicionais em Soajo
02 Julho 2008

Decorreu no passado fim-de-semana, de 27 a 29 de Junho, em Soajo, Arcos de Valdevez, a 8ª edição da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais que este ano contou pela primeira vez com a presença de um expositor da "Carne Cachena da Peneda".
O certame organizado pela ARDAL, Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, pelo Município de Arcos de Valdevez e pela Junta de Freguesia do Soajo, foi oficialmente aberto no dia 27 com a realização do Fórum "Terras do Vez - Sabores e Tradições. Estiveram presentes na sessão de abertura Manuel Barreira da Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Pedro Teixeira, Vereador da Câmara de Arcos de Valdevez responsável pelos pelouros do Turismo e Animação Recreativa e Cultural, José Carlos Ribas Gonçalves e Beatriz Cacho, representantes da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Henrique Regalo, representante do Parque Nacional Peneda Gerês e Jorge Miranda, director da ARDAL.
O Fórum tinha como objectivo promover uma troca de ideias entre produtores, consumidores e instituições acerca dos produtos tradicionais de Arcos de Valdevez, apresentar o catálogo de Produtos das Terras do Vez - Sabores e Tradições e lançar a DOP (Denominação de Origem Protegida) - "Carne Cachena da Peneda", pela Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da barca, que iniciará a sua comercialização em Setembro próximo.
Sendo o Solar da Raça composto por Melgaço, Monção, Arcos de Valdevez, Vila verde e Terras de Bouro, este produto está sujeito a um rigoroso processo de certificação através de análises de ADN, garantindo ao consumidor toda a genuinidade e qualidade do produto, que apesar de ainda não estar legalmente certificado como tal, é um produto cujo método de produção se aproxima do método biológico.
A carne será implementada no mercado de forma sustentada, começando por ser comercializada no comércio a retalho em Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, passando posteriormente para outros Concelhos, sempre transmitindo a ideia de que quem a quiser consumir terá de vir à região.
No decorrer do Fórum, todos os representantes se mostraram bastante satisfeitos por estarem em representação das Instituições em questão e por apoiarem a realização da "Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo", evento de grande importância para a divulgação dos produtos da região.
Pedro Teixeira, Vereador responsável pelos Pelouros do Turismo e Animação Recreativa e Cultural, directamente envolvido na organização do certame, agradeceu a todos as suas presenças dando especial atenção aos expositores, pois no seu entender, são eles que permitem que a feira se realize.
Salientou também, que a feira se tem vindo a realizar já ao logo de 8 anos, sempre no sentido de fazer a promoção de um cabaz de produtos tradicionais e mostrar a zona do Soajo como área de excelência, tanto em termos ambientais como paisagísticos, e que apesar deste ano a organização não ter beneficiado de qualquer tipo de apoio comunitário, foram mínimas as alterações notadas no programa porque manteve ao longo dos três dias a habitual animação.
Jorge Miranda, director da ARDAL, assumindo-se sempre do lado dos produtores e consumidores, esclareceu os presentes que a marca Terras do Vez - Sabores e Tradições foi criada a pensar na valorização do território e dos produtos.
Segundo palavras do director, a ARDAL tem feito várias mostras de produtos ao longo do país, sempre com o objectivo de reforçar a estratégia de promover um cabaz de produtos de um território de excelência de maneira a que os seus produtos sejam comercializados sem entraves. Salientou ainda que este trabalho já deu frutos, pois foram feitas algumas encomendas e os preços a aplicar estão a ser ponderados.
No entanto, no entender do director, os produtores devem participar mais, em colaboração com a ARDAL, na gestão da marca, seleccionarem responsáveis pela interlocução dos produtos com os consumidores e colocarem os rótulos em todos os seus produtos, pois desta forma a marca conseguirá enraizar-se mais facilmente no mercado.
A inauguração oficial da feira contou também com, a já habitual, recepção e visita aos expositores feita pelo presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco de Araújo que lhes deu as boas-vindas e agradeceu a colaboração e presença.
Dos três dias de feira destacaram-se as jornadas gastronómicas realizadas em parceria com os Restaurantes, "O Espigueiro", "O Videira" e o "Saber ao Borralho" que apresentaram a tradicional "Posta de Vitela à Soajeira", o "Cabrito da serra do Soajo" e o "Cozido Soajeiro", actividades ligadas aos desportos de montanha e turismo, a Malhada Tradicional com a presença de Ranchos Folclóricos na Eira do Penedo, as Rusgas Populares, não deixando de existir os concursos pecuários.
Foi um fim-de-semana que culminou com a entrega dos diplomas aos expositores por Francisco Araújo, que teve sempre a preocupação de lhes agradecer a participação e perguntar o que acharam da edição deste ano, mostrando-se estes, no geral, bastante contentes por terem participado e receptivos em voltar numa próxima edição.

Município de Arcos de Valdevez
Top