Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

A In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras promoveu evento durante os dias 24, 25 e 26 de Junho, em Arcos de Valdevez

A In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras promoveu evento durante os dias 24,...
26 Junho 2008

A In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras promoveu durante os dias 24, 25 e 26 de Junho, em Arcos de Valdevez a acção de benchlearning "Minho-Lima Região Empreendedora Start up Camp", que terminou com a realização do seminário "Criação de Regiões Empreendedoras: Relevância e Boas Práticas".
O conjunto de iniciativas teve como objectivos desenvolver um masterplan para a promoção do empreendedorismo no Minho-Lima bem como dar a conhecer a experiência desenvolvida na Finlândia (The Y4 Ideology), que foi premiada com o "European Enterprise Award" em 2006 e que consiste numa metodologia implementada e testada na promoção de regiões empreendedoras, e trabalhar competências colaborativas com base no conceito Y4 original, desenvolvendo o conceito "Minho-Lima Região Empreendedora" bem como um guia de acção (roadmap) para a sua implementação.
O "Minho-Lima start up camp" contou com a participação de cerca de 20 representantes de organizações nacionais, regionais e locais que se comprometeram a concretizar a seguinte visão para a região: "Em 2013, o Minho-Lima será a mais atractiva região Portuguesa para desenvolver novo empreendedorismo sustentável".
Desta acção resultou ainda o compromisso de, com base nas experiências e boas práticas realizadas na Finlândia, desenvolver um conceito de empreendedorismo para a região do Minho-Lima aproveitando os seus recursos e potencialidades, envolvendo neste processo outros agentes públicos e privados de forma a criar uma rede que promova uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a região.
Segundo Paulo Alves, gestor da In.Cubo, uma das conclusões retiradas do evento, e que de certa forma espelha a boa prática desenvolvida na região Central da Finlândia, é a de que "é preciso ter cuidado com o que se deseja porque podemo-nos arriscar a consegui-lo", acrescentando que, a partir da experiência Finlandesa, e com o empenho e ambição demonstrados por todos os participantes neste start up camp, será traçado um caminho próprio para a região do Minho-Lima, de forma a melhorar o seu perfil e capacidades empreendedoras.
No seminário "Criação de Regiões Empreendedoras: Relevância e Boas Práticas", Petri Palviainen, do grupo de finlandeses que apresentou a metodologia Y4, falou sobre a estratégia para o empreendedorismo implementada na região central deste país, dando como exemplo o Programa Regional de Educação para o Empreendedorismo, um programa que se estende desde o jardim-de-infância até à universidade. Para Petri Palviainen o objectivo deste programa é tornar as pessoas mais empreendedoras fruto da educação que tiveram ao longo da vida.
Referindo-se à metodologia Y4, Petri disse que esta faz parte da cultura da Finlândia Central, encontrando-se já enraizada nas 61 organizações regionais envolvidas no processo. Por fim, salientou que a estratégia de empreendedorismo trabalhada em conjunto no "Minho-Lima Start up Camp" é bastante positiva, acreditando que o empenho demonstrado pelos actores regionais durante esta acção trará sucesso a esta região.
Numa alusão à relevância do empreendedorismo na promoção da Região Norte, a vice-presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Ana Teresa Lehmann, o empreendedorismo é um dos elementos mais importantes de uma estratégia de desenvolvimento regional mas tem de ser acompanhado no sentido de criar competitividade. Neste contexto, Ana Teresa Lehmann salientou a importância do papel das incubadoras, enquanto plataformas que poderão acompanhar e apoiar os empreendedores, diminuindo a taxa de mortalidade das empresas emergentes, e fornecer serviços colectivos de valor acrescentado, valências que os empreendedores não dispõem. Referiu ainda que é muito importante para uma incubadora ter uma especialização temática ou sectorial, sendo esta uma condição essencial para a sua identidade e afirmação, e a capacidade de expor o empreendedor a uma rede/network internacional.
Helena Moura, directora adjunta de Inovação do Instituto de Apoio às Pequenas e Medias Empresas e à Inovação (IAPMEI), referiu-se aos instrumentos de promoção e facilitação de Inovação e do empreendedorismo, designadamente o "European Enterprise Network" e o "European Enterprise Awards", uma iniciativa da Comissão Europeia lançada com o intuito de fomentar e premiar a iniciativa empresarial no âmbito do empreendedorismo e da inovação a nível regional em toda a Europa.
João Manuel Esteves, vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, adiantou que a In.Cubo estará pronta em meados de Julho, prevendo-se a sua entrada em funcionamento em Setembro. Sediada em Arcos de Valdevez, esta incubadora tem como principal objectivo criar um contexto institucional e organizacional "amigável" ao desenvolvimento do empreendedorismo, orientado e alinhado na prossecução de objectivos comuns e articulado organizacionalmente na facilitação do processo de empreender com sucesso na Região Minho-Lima.

Município de Arcos de Valdevez
Top