Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Viação Rural avança na Freguesia de Padreiro (Sta.Cristina)

Viação Rural avança na Freguesia de Padreiro (Sta.Cristina)
05 Junho 2008

A exemplo do que vai acontecendo por todo o concelho, a Rede Viária Municipal avança e é melhorada em Padreiro (Sta. Cristina) com a conclusão da obra de "Alargamento e Pavimentação do Caminho do Chão da Veiga ao Caminho Central, sendo a empreitada executada através de protocolo de colaboração celebrado pelo Município Arcuense com a Junta de Freguesia, no valor de 20.300,00 €, cabendo 90% da responsabilidade ao Município, e os restantes 10% à Junta de Freguesia.
Após os indispensáveis preparativos, procedeu-se à pavimentação que foi realizada em apenas um dia (2 de Junho), graças aos equipamentos tecnologicamente avançados, que dão "hoje em dia", resposta rápida e pronta às necessidades.
No entender do Presidente da Junta, Alberto Caldas Ferreira, era uma obra muito necessária, pois o caminho existente encontrava-se estrangulado em vários locais, razão pelo qual foi necessário proceder ao respectivo alargamento, regularizando o trajecto antes da pavimentação, considerando ser este "um caminho nuclear para a freguesia, devido a situar-se em local estratégico, servindo cerca de trinta casas".
Por sua vez, o "Caminho da Portelada", foi uma empreitada realizada já no decorrer do presente mandato.
Trata-se de uma obra de Alargamento e Pavimentação no valor de 20.600,00 €, financiada através de protocolo, com distribuição idêntica de responsabilidade monetária.
Para Alberto Ferreira, esta foi também uma obra muito importante para a freguesia "pois para além da pavimentação, foi possível proceder ao alargamento nos pontos mais críticos, sendo também este um caminho que serve muitas casas".
Para além destas duas realizações de maior vulto, destacou ainda um conjunto de melhoramentos efectuados na freguesia, por execução directa, da responsabilidade da Junta, ou do Município, tendo destacado os seguintes: Alargamento do Caminho do Ribeiro, obra executada pela Junta no valor de 250,00 euros; Muro de Suporte no Caminho do Ribeiro, construído através de protocolo com o Município, no valor de 5.840,00 euros; Muro de Suporte à Sede da Junta, que envolveu custos superiores a 4 mil euros; Abertura do Caminho do Monte de Vilar ao Cruzeiro, que implicou um custo de mais de 500 euros.
Procurando proporcionar melhor qualidade de vida às populações procedeu-se com custos estimados em mais de 5.000 mil euros, à captação de água e construção de um depósito com capacidade de 12 mil litros, para distribuição deste precioso liquido aos 12 fontanários da Freguesia.
A concluir, o Presidente, Alberto Ferreira referiu que "não está (nem de perto nem de longe) tudo feito na freguesia, mas que já se pode sentir muito feliz, por hoje constatar que através de acessos pavimentados (a grande maioria) ou não, todas as casas estão em condições de receber um carro à porta, o que é realmente muito bom, especialmente quando é necessário transportar bens materiais ou socorrer em situação de emergência as famílias".
Tem no entanto consciência que "nada disto teria sido possível sem o apoio da Câmara e a sensibilidade do Presidente, Francisco Araújo, pois a freguesia é pequena e não tem receitas próprias".

Município de Arcos de Valdevez
Top