Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Porta do Mezio” em fase de conclusão

“Porta do Mezio” em fase de conclusão
23 Maio 2008

Com o avançar dos anos a Natureza tem vindo a tornar-se cada vez mais importante para todos nós, por isso, a má utilização das áreas protegidas por parte dos visitantes estão cada vez mais na ordem do dia. Desta forma, para se alcançar o desenvolvimento sustentável destas mesmas áreas, é preciso ter uma sociedade ambientalmente sensibilizada e informada. Assim, de forma a alterar este panorama, surgiu o projecto "Portas do PNPG".
O objectivo da realização das "Portas do PNPG" é criar infra-estruturas devidamente apetrechadas para a recepção e ordenamento dos visitantes de maneira a poderem contribuir para a sua educação e sensibilização, através da divulgação da informação e indicação das boas práticas de utilização e usufruição dos espaços naturais, pois elas são essenciais para o desenvolvimento sustentável e protecção das áreas protegidas.
Deste modo, foi a pensar nesta questão que as entidades com responsabilidade sobre a gestão desta área protegida pensaram em criar as "Portas do PNPG".
As Portas, no total cinco, vão ter a função de funcionar como pólos de atracção, numa situação geográfica favorável, periféricos e com acessos viários da maior importância. Resumidamente, os seus objectivos remetem-se à simples estruturação física e material dos locais, criando programas específicos de acompanhamento e dinamização, promovendo novas formas rentáveis de utilizar o espaço garantindo a sua preservação, transformando o visitante em consumidor de produtos e serviços internos, aumentando a sua permanência no local.
Foi criado um "tema-forte" por "Porta" e no caso do projecto "Porta do Mezio", que se encontra Candidatado ao Interreg III e POA (Programa Operacional do Ambiente) e com um investimento elegível na ordem dos 1.000.000.00 de euros, é a "Conservação da Natureza".
Pretende-se com este projecto criar uma infra-estrutura, cuja principal funcionalidade é divulgar, informar e promover a sensibilização e educação ambiental do visitante, visando a compreensão dos componentes e dos mecanismos que regem o sistema natural, proporcionar os conhecimentos científicos e tecnológicos, para a correcta utilização dos espaços naturais, dotando a área de uma infra-estrutura devidamente apetrechada capaz de captar a atenção do visitante, que o possa reter, evitando a utilização selvagem e sem regras do espaço.
O Projecto "Porta do Mezio", com uma infra-estrutura vasta de edifícios, equipamentos e áreas de lazer foi visitado na passada terça-feira pelo Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo.
O Autarca foi ver cada um dos edifícios que compõem este projecto, e se encontram praticamente concluídos, de forma a conferir se tudo se encontrava como previsto aquando do planeamento da infra-estrutura.
O balanço desta visita foi bastante positivo, tendo o Autarca ficado bastante satisfeito com o resultado do projecto chegando a referir que lhe agradou em termos arquitectónicos.
O projecto da "Porta do Mezio" é composto por um Centro de Recepção, uma Oficina Temática, um Edifício Guias, um Armazém/oficina, Núcleo Museológico e Espaços Exteriores.
O Centro de Recepção, considerado o elemento mais importante da porta, terá a função de ser a sua face mais visível e preponderante no sentido de cativar o visitante. Com esta estrutura pretende-se formalizar, dignificar e credibilizar a entrada na área protegida e ao mesmo tempo ordenar o acesso.
A Oficina Temática terá como função dinamizar as acções de educação ambiental dirigidas aos visitantes, população local e especialmente à população escolar. Com esta oficina pretende-se educar os mais novos, na perspectiva de que eles possam espalhar a informação junto das suas famílias/comunidade e contribuir também para a educação ambiental sustentável daqueles que serão os futuros gestores/utilizadores deste território. Será intensivamente dedicada à execução de programas integrados em currículos académicos e composta por três espaços básicos, sendo eles, a oficina temática propriamente dita, a sala de aula convencional e a sala de experimentação em bancadas de trabalho.
O Edifício Guias vai ser uma estrutura complementar às duas, atrás referidas, e pretende-se que funcione como uma estrutura de apoio que ordene o turismo e a visitação do PNPG. É neste edifício que será feito o fornecimento de meios auxiliares (mapas, roteiros e equipamento diverso), serviço guias com perfis variados (simples passeio, percursos temáticos, percursos de desporto-aventura, entre outros) e fornecimento de meios de deslocação como por exemplo, bicicletas, cavalos, charretes.
O Armazém/Oficina é uma área de usos múltiplos e poderá ser cedida a qualquer entidade para a organização de reuniões, conferências ou trabalhos de turma/grupo.
Nesta infra-estrutura existe também um Núcleo Museológico. Este edifício vai receber parte do espólio das escavações do Núcleo Megalítico do Mezio e fornecer aos visitantes informação relativa à envolvente arqueológica.
Por último, e ainda por fazer, os Espaços Exteriores vão ser compostos por espaços de circulação e estacionamento de veículos, parque de actividades, zona de merendas e parque de apoio às actividades da oficina temática.
A inauguração desta "Porta" está apontada para meados de Junho.

Município de Arcos de Valdevez
Top