Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Pão-de-Ló de Soajo

Pão-de-Ló de Soajo
image title
image title

O Pão-de-ló corresponde à designação geral de um bolo da doçaria tradicional portuguesa cujos ingredientes são apenas ovos, açúcar e farinha, o que lhe confere sempre uma cor amarela intensa e uma textura fofa. Cada zona, localidade, estabelecimento ou família tem vindo a criar, ao longo dos tempos, a sua própria receita, em que combina os diferentes ingredientes em proporções diversas ou opta por temperaturas, métodos de cozedura e formatos igualmente variáveis. Isto traduz-se em bolos mais húmidos ou mais secos, mais densos ou mais leves. Desde o Pão-de-ló de MARGARIDE, O Pão-de-ló de Ovar, ou o Pão-de-ló de Alfazeirão, até à Cavaca de Resende, passando pelo Bolinhol de Vizela, as designações são inúmeras. Todavia, ao pão-de-ló está sempre associada a ideia de leveza, pelo que, nalgumas regiões, é chamado Pão Leve. Quando a percentagem relativa dos ovos é relevante é também chamado de Pão-de-ló Fino. Este é um doce associado a todos os momentos festivos, mas especialmente às comemorações pascais.

O Pão-de-ló de Soajo teve início na década de 80, quando a sua proprietária regressou dos E.U.A. para ficar com o negócio de família, “A Padaria de Soajo”.
O Pão-de-ló do Soajo é marca registada, e é fabricado segundo uma receita caseira, que mantemos até aos dias de hoje. Tem uma textura mais húmida do que o pão-de-ló tradicional.

Locais de Aquisição ou Degustação:

Poderá adquirir o Pão-de-ló de Soajo, durante todo o ano na Padaria de Soajo (atrás da Igreja), e em vários pontos de venda no concelho (O + Económico; Intermarché de Arcos de Valdevez; A Feirinha) e também em Ponte de Lima (Talho do Miguel).
Durante as épocas festivas em mais pontos de venda em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Top