Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Doce Sortido

Doce Sortido

Os bolos de festa, também chamados “bolos brancos ou amarelos” ou “bolos de gema”, são bolos pequenos, de forma circular, baixos, preparados com uma massa leve, tipo pão-de-ló, à base de ovos, açúcar e farinha, o que lhes confere uma forte cor amarela. Na maioria dos casos são depois cobertos com uma glace branca, sobre a qual se fazem, com o dedo, desenhos em forma de espiral.
Tradicionalmente estes bolos faziam parte das “ementas” de certas ocasiões festivas, como os casamentos e festas religiosas, sobretudo nas romarias ou festas nas aldeias. Eram vendidos, à dúzia, pelas doceiras, que os traziam em baús ou caixas de folha e os colocavam depois sobre bancadas cobertas com toalhas de linho. Eram igualmente vendidos outros bolos tradicionais chamados roscas, em forma do compasso, as mordomas oferecerem aos mordomos pequenos raminhos de flores com três roscas penduradas que eles colocavam ao peito. Atualmente, estes bolos fazem parte de todas as mesas de festas tradicionais do concelho, especialmente, na Páscoa. Vendem-se ao peso.

 

Locais de Aquisição ou Degustação:
Pode adquiri-los na Doçaria Central, noutras pastelarias e estabelecimentos comerciais da vila e nas festas e romarias do concelho.

Top