Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Romaria de Nossa Senhora da Porta

Descrição do Largo da Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez Evento:

Na primitiva fachada da Igreja da Misericórdia, existia um nicho com a imagem em pedra da Senhora da Misericórdia, a que carinhosamente o povo começou a chamar de Senhora da Porta. Em 1733, devido ao mau estado em que se encontrava o frontispício, a Mesa Administrativa decidiu fazer obras de remodelação, tendo sido o Arcebispo de Braga informado, em 1735, da construção de um altar na fachada, sobre o pórtico, pedindo a Irmandade autorização para o benzer e nele rezar missa.
Todos os anos, no princípio do mês de Setembro, se fazia uma novena em honra da Senhora da Porta, consagrando-se o dia 7 em sua honra, dia em que se abria o seu “oratório” à noite, com iluminação, e se celebrava uma missa. A devoção que a população do concelho dedicava à imagem, era expressa na enorme quantidade de cera, roupa, cereais, animais e peças em ouro que ofereciam à Senhora da Porta, como pagamento de promessas. Devido às restrições orçamentais que a Misericórdia se viu forçada a fazer nos finais do século XIX, deixou de se realizar a festa em sua honra.
Em 2010 a Irmandade da Misericórdia retomou a tradição, organizando, no terceiro finde semana de Setembro, uma festa de cariz popular, que tenta recriar o ambiente alegre e espontâneo das romarias antigas do Alto Minho. Assim, para além de saborear a boa gastronomia e provar o vinho novo da região, assistir à chegada dos romeirinhos com as suas ofertas à Senhora, pode compartilhar da alegria esfusiante das rusgas que percorrem toda a festa, e terminar a noite, madrugada dentro, num dos bailes mandados que os ranchos das várias freguesias organizam.

De:20 de Setembro de 2015 | Até:21 de Setembro de 2015

Periocidade de Realização:Anual

Largo da Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Latitude: 41.844909

Longituede: -8.418990

Top