Municipio de Ponte da Arcos de Valdevez

 
LinkedinYoutubeFacebook Google + Twitter RSS - Notícias RSS - Agenda
Id Ontime
Espaço para Sugestões/Reclamações
Pedido de recolha de objetos volumosos
Inscreva-se na Newsletter Municipal
Uso Eficiente da Agua
Leitura Online da água
500 Anos Foral de Valdevez
Roteiro do Património Histórico de Arcos de Valdevez
Balcão Eletrónico da CCDR-N
  Gastronomia/Vinhos  


Gastronomia típica de Arcos de Valdevez

A Gastronomia de Arcos de Valdevez, apresenta iguarias e sabores únicos. A "Carne da Cachena com o Arroz de Feijão Tarrestre", é o prato de eleição. A raça Cachena é a mais pequena raça bovina portuguesa e uma das mais pequenas do mundo. É uma raça autóctone de extrema rusticidade, de pastoreio livre na serra. A Carne da Cachena, criada sobretudo na Serra da Peneda/Soajo, está certificada por Denominação de Origem Protegida. O tipo de carne obtida resulta de um equilíbrio absoluto entre o sistema de produção utilizado e as características da própria raça;  O Arroz de Feijão Tarrestre, é um feijão pequeno que apresenta uma grande variabilidade de padrões e cores, onde predominam os beges, mas que também incluem os brancos, amarelos, castanhos, pretos e vermelhos, e cujo padrão pode ser liso ou rajado.  Mas os Arcos são também o Cabrito à moda do Soajo, tenro dos retouços do Mezio, com Ervas Aromáticas dessas paisagens, o " Cozido à Soajeira", com os enchidos e fumados caseiros, os Rojões com as Papas de Sarrabulho, o Cabritinho Mamão da Serra, o Arroz Pica no Chão e o Bacalhau à Lavrador. Todos estes pratos são acompanhados com frescos e capitosos vinhos verdes de Arcos de Valdevez.

 As doces sobremesas tradicionais, para os amantes da doçaria tradicional portuguesa os "Charutos d'Ovos" acompanhados com a Laranja de Ermelo, ambos de origem conventual, este doce constitui um dos ex-libris da doçaria arcuense. Destacamos, o Bolo de Discos e o Bolo de Mel e os não menos conhecidos "Rebuçados dos Arcos", ao contrário dos charutos, estes são de origem popular. São todos estes sabores que esperam por si em Arcos de Valdevez.

O Vinho Verde é único no mundo.

A frescura vibrante, a elegância e leveza, a expressão aromática e gustativa, com destaque para as suas notas frutadas e florais, são as características que definem e diferenciam o Vinho Verde.

Exclusivamente produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, é produzido somente a partir das castas autóctones da região, preservando a sua tipicidade de aromas e sabores tão diferenciadores a nível mundial.

Os Vinhos Verdes brancos apresentam cor citrina ou palha, aromas ricos, frutados e florais, dependendo das castas que lhes dão origem. Na boca são harmoniosos, intensos e evidenciam uma grande frescura. Os  Vinhos  Verdes  rosados  revelam  uma  cor  levemente  rosada  ou  carregada,  aromas  jovens, frescos, lembrando frutos vermelhos. O sabor é harmonioso, fresco e persistente.

Os Vinhos Verdes tintos apresentam cor vermelha intensa e, por vezes, espuma rosada ou vermelha viva, aroma vinoso, com destaque para os frutos silvestres. Na boca são frescos e intensos, muito gastronómicos. O Espumante de Vinho Verde mantém o perfil de prova do Vinho Verde, sendo reforçadas as  características de frescura aromática, associada a uma maior complexidade gustativa. A preferência de consumo dita a escolha, desde um Espumante Bruto Natural ao Espumante Doce, em função da concentração de açúcar residual, ou entre um Reserva ao Grande Reserva, mediante o tempo de estágio em garrafa. (CVRVV)


     
  Agenda de Eventos  
Atendimento@net
Balcão do Empreendedor
G3A - Gabinete de Apoio ao Associativismo
Paço de Giela
Portal da Memória Arcuense
Porta do Mezio
Parques Empresarias
Sig Municipal
ARU - Área de Reabilitação Urbana
CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo
Fundo de Financiamento de Pequenas Iniciativas Empresariais
Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez - Salvador
Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima
Certificados
Município de Arcos de Valdevez-2008, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. União Europeia FEDER Valid HTML 4.01 Transitional Esta página passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "AAA"