Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Doçaria arcuense candidata às 7 Maravilhas Doces de Portugal®

Doçaria arcuense candidata às 7 Maravilhas Doces de Portugal®
bolodiscos_001_low___copia
charutos_001_low___copia
rebucados_001_low___copia
pao_de_lo
20 Março 2019

 

 

Arcos de Valdevez levou a concurso o Bolo de Discos, os Charutos de Ovos, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo

 

Arcos de Valdevez candidatou-se às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, concurso promovido pela RTP, que este ano é dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa.

Na edição das 7 Maravilhas há sete categorias em análise: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.

O Bolo de Discos, os Charutos de Ovos, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo foram os doces típicos escolhidos para levar a concurso, tendo sido o principal objetivo desta candidatura valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, reforçar a identidade e o sentimento de pertença da população a esta região.

Segundo os organizadores do concurso a grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local, sendo que a tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderante.

No total foram 907 as candidaturas submetidas a nível nacional, as quais vão ser agora avaliadas pelo Conselho Científico e a lista longa será revelada brevemente. Após validadas todas as candidaturas, um Painel de Especialistas vota para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas 7 categorias, sendo 3 de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces.

Depois de fixada a Lista de 21 doces por cada distrito ou região autónoma, o Painel de Especialistas faz nova votação para reduzir a lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.

Estes 140 doces vão ser reveladas a 8 de maio e são votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

 

Top