Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Paulo de Carvalho brilhou em terras arcuenses

Paulo de Carvalho brilhou em terras arcuenses
05 Maio 2010

No passado dia 1 de Maio, a Casa as Artes de Arcos de Valdevez abriu as portas para receber Paulo de Carvalho - uma das mais impressionantes e carismáticas vozes da música portuguesa.

Digno de ovações em pé, o cantor apresentou um reportório de excelência, do qual constaram, entre outros, temas nacionais e estrangeiros como "Os meninos à volta da fogueira", "Mãe Negra", "Depois do adeus" e o "Meu Mundo Inteiro", provando que apesar da idade e de todas as transformações inevitáveis que cada um de nós sofre com o passar dos anos, continua a ser um "senhor" em palco.

Com 48 anos de cantigas e a completar 63 de idade este ano, afirmou, sem qualquer problema, que a sua "figura já não é o que era". "Nós mudamo-nos e o que fazemos, muitas vezes, muda...penso que continuo a cantar cantigas que agradam às pessoas, mas não sou efectivamente a mesma pessoa, nem elas são cantadas da mesma maneira. A voz adquiriu sabedoria."

Na sua óptica, a sua menor mediatização, também contribuiu para que o público notasse as suas mudanças - "nestes últimos anos não tenho frequentado muito a televisão, por isso as pessoas chegam a uma altura que não sabem o que ando a fazer e quando vão ver os meus espectáculos apercebem-se de que não sou a mesma pessoa de há uns anos atrás."

Em relação ao espectáculo e à sala da Casa das Artes arcuense o cantor afirmou que este tipo de espectáculo, mais intimista, "permite-nos passar por cantigas que gostamos e que não são nossas", como foi o caso de "Sodade" da cabo-verdiana, Cesária Évora, ou "Pequena Serenata Diurna" do cubano Sílvio Rodriguez.

Acompanhado ao piano pelo músico cubano Victor Zamora, durante o concerto fez inúmeras referências ao 25 de Abril, Dia da Liberdade, e ao 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

De fora não ficaram os agradecimentos a quem lhe proporcionou a sua vinda a Arcos de Valdevez e ao facto de terem trabalhado tão bem e em muito boas condições - "A Casa das Artes é um local fantástico" -, no entanto, devido à brevidade da visita, lamentou o facto de levar pouco conhecimento da terra, afirmando que terá de cá voltar para verificar a sua beleza.

Município de Arcos de Valdevez
Top