LinkedinYoutubeFacebook Google + Twitter RSS - Notícias RSS - Agenda
Id Ontime
Espaço para Sugestões/Reclamações
Pedido de recolha de objetos volumosos
Inscreva-se na Newsletter Municipal
Uso Eficiente da Agua
Leitura Online da água
Roteiro do Património Histórico de Arcos de Valdevez
Balcão Eletrónico da CCDR-N
  Paisagem cultural da aldeia do Sistelo classificada como monumento nacional  
 

2017-12-12



Foi com grande satisfação a Câmara de Arcos de Valdevez viu a paisagem cultural de Sistelo ser classificada como monumento nacional, a primeira do país a obter este reconhecimento.


O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves regozija-se com esta classificação, afirmando que ela é uma grande alegria para as gentes de Sistelo em particular e todos os arcuenses, em geral.


A área agora classificada abrange um alargado espaço de inigualável qualidade ambiental e natural, vizinho do único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), mas também portador de um notável património etnográfico e histórico, marcado por centenas de anos de ocupação humana que moldaram a paisagem, com destaque para os singulares e excecionais socalcos de produção agrícola, únicos no país, e que valeram já a Sistelo uma outra classificação informal, a de "pequeno Tibete português".


A abertura deste processo foi o reconhecimento de um esforço continuado da autarquia arcuense para a potenciação e preservação deste território.


O processo de classificação começou com a apresentação da candidatura, pela Câmara Municipal e Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), à Direção Geral do Património Cultural (DGPC), tendo sido aprovada pelo Conselho Nacional de Cultura, por unanimidade.


O Municipio de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Sistelo estão a desenvolver várias ações de valorização desta área, nomeadamente a apresentação de uma candidatura ao programa Valorizar, estimada em 400 mil euros para valorizar a paisagem, o património edificado, desde os espigueiros, as eiras e moinhos, trilhos, passadiços, bem como a Casa Castelo de Sistelo onde se pretende instalar um centro interpretativo da biodiversidade do rio Vez e de promoção dos produtos locais.




 



 
   
 
 
« voltar
 
  Agenda de Eventos  
Balcão do Empreendedor
G3A - Gabinete de Apoio ao Associativismo
Paço de Giela
Portal da Memória Arcuense
Porta do Mezio
Parques Empresarias
Sig Municipal
ARU - Área de Reabilitação Urbana
CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo
Fundo de Financiamento de Pequenas Iniciativas Empresariais
Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez - Salvador
Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima
Certificados
Município de Arcos de Valdevez-2008, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. União Europeia FEDER Valid HTML 4.01 Transitional Esta página passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "AAA"