Menu Principal
Facebook Twitter RSS - Notícias RSS - Agenda
Espaço para Sugestões/Reclamações
Inscreva-se na Newsletter Municipal
Uso Eficiente da Agua
Leitura Online da água
Roteiro do Património Histórico de Arcos de Valdevez
Balcão Eletrónico da CCDR-N
  Reportagem do passeio Pedestre pelo Trilho das Brandas de Padrão  
  2009-07-03  
   

Passeio CAAVTeve lugar no sábado 20 de Junho de 2009 o Passeio Pedestre organizado pelo CAAV (Clube Aventura de Arcos de Valdevez), denominado "Trilho das Brandas de Padrão".

A proposta do CAAV, era seguir os caminhos criados pelas gentes da Aldeia de Padrão desde tempos remotos, para acesso às Brandas, em que colocam ainda nos dias de hoje o gado a pastar.

Com início, precisamente, na entrada da aldeia, o grupo subiu até à primeira Branda, a do Alhal, que é a mais próxima da Aldeia e tem os primeiros prados destinados à pastagem do gado. O percurso fez-se depois cruzando a Corga do Porto Novo e prosseguindo pela Costa do Menjoeiro até à Branda da Gemea. Pelo caminho pequenas paragens foram permitindo admirar a paisagem, cruzar com o gado que ali vagueia, descobrir os abrigos dos pastores e sentir como a dimensão do tempo é diferente por estas paragens.

 Após a Branda da Gemea cruzou-se a Corga dos Cortelhos ePasseio Pedestre CAAV iniciou-se o acesso à Lapinheira por uma descida empenhativa, mas que permitiu belas fotos, das cascatas formadas pelas linhas de água que dão origem ao Rio de Porta Cova, afluente do Vez. Após a Lapinheira, prosseguiu-se para a Branda de Crastibô. Um enorme conjunto em que as casas de habitação com os seus cortelhos anexos para o gado, ainda em uso, são, por ventura, o melhor exemplar desta forma de vida. Descendo então para a Aldeia de Porta Cova, teve lugar a paragem para o almoço que ali servido, em local quase inacessível, teve sabor especial. Seguiu-se a descida até Porta Cova, oportunidade para cruzar com habitantes locais em plenas tarefas do dia-a-dia.

A parte final com a ligação à Aldeia de Padrão, permitiu comprovar que os campos em socalcos, sem acesso que não a pé ou para animais, ainda hoje estão trabalhados, num espírito de agricultura de subsistência. O final na Aldeia de Padrão, foi o culminar de uma inesquecível recordação para todos os caminhantes deste evento do CAAV.

         Para os que estiveram presentes, será sem dúvida um até à próxima, para os que não tiveram essa possibilidade, em Setembro terão nova oportunidade...

 

(Fonte: CAAV)

 

 
« voltar
 
  Agenda de Eventos  

Atendimento@net

Balcão do Empreendedor

Porta do Mezio

Parques Empresarias
Sig Municipal
ARU - Área de Reabilitação Urbana

CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo

Fundo de Financiamento de Pequenas Iniciativas Empresariais
Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez - Salvador
Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima
Certificados
Município de Arcos de Valdevez-2008, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. União Europeia FEDER