Municipio de Ponte da Arcos de Valdevez

 
LinkedinYoutubeFacebook Google + Twitter RSS - Notícias RSS - Agenda
Id Ontime
Espaço para Sugestões/Reclamações
Pedido de recolha de objetos volumosos
Inscreva-se na Newsletter Municipal
Uso Eficiente da Agua
Leitura Online da água
Roteiro do Património Histórico de Arcos de Valdevez
Balcão Eletrónico da CCDR-N
  Oramento e Grandes Opes do Plano para 2018 - mais Crescimento, Valorizao e Sustentabilidade  
  2017-11-16  
 

Município de Arcos de Valdevez aprova Orçamento para 2018, na ordem dos 27 milhões euros. Com este Orçamento, o Executivo Municipal continua a realizar investimentos, diminui a dívida e intensifica as parcerias com as Juntas de Freguesia, Associações e Instituições Arcuenses.

O ano 2018 posiciona-se assim, como mais uma etapa no processo de desenvolvimento de Arcos de Valdevez, dando mais um passo em frente na construção de um concelho que promove a educação; mais solidário; mais próspero, que cria emprego e incentiva o investimento; mais sustentável, que reforça a coesão territorial, mais atrativo para viver, trabalhar, investir e visitar; que valoriza o nosso rico património ambiental, histórico e cultural; e que estimula a fixação, a atração e o regresso de população.

Em 2018, o Executivo quer continuar a promover uma governação assente nos princípios da responsabilidade, transparência e participação, orientada para uma gestão que assegure a sustentabilidade económica e o equilíbrio financeiro do município.

Este é também um Orçamento que reflete a preocupação da Autarquia com os Arcuenses, contemplando uma solidariedade mais efetiva através do reforço de um conjunto de medidas de apoio social e bem-estar aos mais desfavorecidos, bem como a isenção ou redução de impostos, tais como o IRS, o IMI, o IMT e as taxas e licenças municipais.

Ao nível das Grandes Opções do Plano prevê-se para 2018, verbas superiores a 16,5 milhões de euros, distribuídas entre investimentos e atividades relevantes. Os maiores investimentos serão em Funções Sociais, na ordem dos 11 milhões de euros, representando 66% das GOP; seguindo-se os investimentos em Funções Económicas num total de 3,4 milhões de euros, representando 21% das GOP.

O Executivo Municipal pretende dar continuidade aos projetos que estão em curso e lançar as bases para os novos projetos que os arcuenses sufragaram nas urnas e que resultaram de uma ampla auscultação de instituições e pessoas do concelho.

Neste sentido, destacam-se alguns dos projetos a concretizar em 2018, como sejam: a requalificação da EB 2,3/Secundária, o Centro Interpretativo do Barroco, a criação da Oficina de Criatividade e Inovação Himalaia, o Museu de Água ao ar livre, a reabilitação de espaços públicos no centro urbano, o alargamento e melhoria da rede de equipamentos desportivos e sociais, a consolidação dos parques empresariais, a ampliação e reabilitação das redes de infraestruturas básicas e viárias,  a promoção do concelho e dos produtos e a dinamização do comércio, economia rural e turismo.

Muitos destes projetos serão realizados em parceria com as Juntas de Freguesia, Associações e Instituições arcuenses, estando previstas transferências superiores aos 3,5 milhões de euros.

O Executivo Municipal, está convicto de que este Orçamento vai de encontro aos anseios dos arcuenses, contando com todos os residentes e a nossa diáspora, para continuarmos A construir o futuro de Arcos de Valdevez onde Portugal se Fez.


 
Oramento e Grandes Opes do Plano para 2018 - mais Crescimento, Valorizao e Sustentabilidade
Oramento e Grandes Opes do Plano para 2018 - mais Crescimento, Valorizao e Sustentabilidade
« voltar
 
  Agenda de Eventos  
Balcão do Empreendedor
G3A - Gabinete de Apoio ao Associativismo
Paço de Giela
Portal da Memória Arcuense
Porta do Mezio
Parques Empresarias
Sig Municipal
ARU - Área de Reabilitação Urbana
CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo
Fundo de Financiamento de Pequenas Iniciativas Empresariais
Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez - Salvador
Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima
Certificados
Município de Arcos de Valdevez-2008, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. União Europeia FEDER Valid HTML 4.01 Transitional Esta página passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "AAA"