Municipio de Ponte da Arcos de Valdevez

 
LinkedinYoutubeFacebook Google + Twitter RSS - Notícias RSS - Agenda
Id Ontime
Espaço para Sugestões/Reclamações
Pedido de recolha de objetos volumosos
Inscreva-se na Newsletter Municipal
Uso Eficiente da Agua
Leitura Online da água
Roteiro do Património Histórico de Arcos de Valdevez
Balcão Eletrónico da CCDR-N
  ''D'Art Vez'' rene dezenas de artistas em Arcos de Valdevez e homenageia Jos Rodrigues  
  2017-11-14  
 


A Bienal de Artes de Arcos de Valdevez "D'Art Vez" reúne este ano cerca de 90 artistas plásticos, naquela que é uma das mais antigas bienais de Arte do Alto-Minho, realizada há já 40 anos nesta vila, e que terá abertura ao público na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, na noite do próximo dia 18 de novembro, cerca das 21h30.

A edição será igualmente uma homenagem do município a um dos maiores vultos artísticos portugueses da segunda metade do século XX, o escultor e pintor José Rodrigues, falecido em setembro do ano passado. Este tributo especial da edição 2017 da bienal de Arcos de Valdevez é, em simultâneo, o reconhecimento do concelho pela sua importância nacional, mas também pelo facto de José Rodrigues ter materializado em território arcuense diversos trabalhos escultóricos, com destaque para o monumento equestre dedicado ao Recontro de Valdevez de 1141, colocado em pleno Campo do Trasladário, considerado como uma das suas melhores realizações e uma verdadeira referência da escultura em bronze do século passado; mas José Rodrigues assinou igualmente uma escultura de grande proporção, colocada numa das rotundas principais de acesso à vila, dedicada à figura de Manuel Himalaya, figura maior da ciência e da ecologia portuguesa, nascido em Arcos de Valdevez nos finais do século XIX, entre outras realizações, como o busto parietal dedicado ao escritor Tomaz de Figueiredo, localizado na biblioteca local.

Patente até 28 de janeiro de 2018, a D'Art Vez congrega diversos trabalhos escultóricos, pintura e instalações de vários artistas nacionais e internacionais de diferentes gerações, sendo um encontro informal de sensibilidades e opções artísticas.

Este ano a mostra estará dispersa pela Casa das Artes arcuense, pelo Espaço Queiroza e pela Capela da Praça, edifício do século XIV, numa dinâmica expositiva inovadora e original.

O evento conta igualmente com diversos momentos programáticos durante os dois meses de exibição, como visitas de grupos escolares e seniores, incluindo, logo na noite de abertura, um concerto do projeto arcuense Lizard Band, numa homenagem à música dos anos 60.




 
''D'Art Vez'' rene dezenas de artistas em Arcos de Valdevez e homenageia Jos Rodrigues
''D'Art Vez'' rene dezenas de artistas em Arcos de Valdevez e homenageia Jos Rodrigues
« voltar
 
  Agenda de Eventos  
Balcão do Empreendedor
G3A - Gabinete de Apoio ao Associativismo
Paço de Giela
Portal da Memória Arcuense
Porta do Mezio
Parques Empresarias
Sig Municipal
ARU - Área de Reabilitação Urbana
CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo
Fundo de Financiamento de Pequenas Iniciativas Empresariais
Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez - Salvador
Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima
Certificados
Município de Arcos de Valdevez-2008, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. União Europeia FEDER Valid HTML 4.01 Transitional Esta página passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "AAA"