Municipio de Ponte da Arcos de Valdevez

 
LinkedinYoutubeFacebook Google + Twitter RSS - Notícias RSS - Agenda
Id Ontime
Espaço para Sugestões/Reclamações
Pedido de recolha de objetos volumosos
Inscreva-se na Newsletter Municipal
Uso Eficiente da Agua
Leitura Online da água
500 Anos Foral de Valdevez
Roteiro do Património Histórico de Arcos de Valdevez
Balcão Eletrónico da CCDR-N
  Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez  
  2017-08-03  
 


Festas concelhias de 6 a 13 de agosto

Música popular, rusgas, cantares ao desafio,serenata do rio, tradições, costumes, parte religiosa, gastronomia, e muitas outras atividades vão preencher as Festas do Concelho 2017, promovidas pela Câmara Municipal e Associação de Festas Folia 

As Festas Concelhias - as Festas de Nossa Senhora da Lapa, decorrem de 6 a 13 de agosto, altura em que a vila de Arcos de Valdevez pretende reviver a tradição de meados do século passado, valorizando o património cultural e dar relevo às raízes arcuenses.

O entusiasmo do povo, o folclore, os cantares ao desafio, as rusgas, a banda de música e os bombos espalham-se pelas ruas, tornando as Festas num acontecimento inesquecível, que faz vibrar o concelho e a gente.

Muitos são os motivos que enchem de cor, brilho e vivacidade as festas do concelho, como o cortejo etnográfico com os usos e costumes das freguesias, a espetacular sessão de fogo-de-artifício que ilumina todo o Vale do Vez, a grandiosa procissão e a maravilhosa Festa do Rio com os barcos alegóricos.

Os dias 11, 12 e 13 são os dias fortes das festividades e atraem milhares de arcuenses e forasteiros às ruas da vila, que aproveitam a ocasião para, noite fora, cantarem e dançarem nas rodas de tocadores, ao som das concertinas, bombos e outros instrumentos tradicionais.

No sábado as ruas enchem para assistir, durante a tarde, ao Cortejo Etnográfico, momento em que as tradições e costumes de Arcos de Valdevez são trazidos à memória pelas Freguesias e Associações do concelho, e à noite para com as rusgas desfilar e cantar à desgarrada.

O domingo, dia 13, é dedicado à Eucaristia e à solene Procissão, a qual conta todos os anos com o envolvimento e colaboração das freguesias do concelho através dos seus santos mais representativos. Ao início da noite, ocorrerá a grande Festa/Serenata do Rio, este ano dedicada à "Diáspora Arcuense", uma forma de homenagear a comunidade emigrante que teve de deixar a sua terra natal em busca de uma vida melhor.

A encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do gigantesco fogo-de-artifício.

As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são alguns dos ingredientes que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais apreciadas.

Venha visitar Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez e reviva as tradições e cultura das nossas gentes. Desfrute da nossa gastronomia, beleza natural e bom acolhimento!

Estamos a uma hora do Porto e Vigo e a meia hora de Braga.

 

Programa

 


 
Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez
Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez
Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez
Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez
Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez
Festas de Nossa Senhora da Lapa - Arcos de Valdevez
« voltar
 
  Agenda de Eventos  
Balcão do Empreendedor
G3A - Gabinete de Apoio ao Associativismo
Paço de Giela
Portal da Memória Arcuense
Porta do Mezio
Parques Empresarias
Sig Municipal
ARU - Área de Reabilitação Urbana
CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo
Fundo de Financiamento de Pequenas Iniciativas Empresariais
Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez - Salvador
Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima
Certificados
Município de Arcos de Valdevez-2008, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. União Europeia FEDER Valid HTML 4.01 Transitional Esta página passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "AAA"